INSTRUÇÕES - PROJETO DE EXTENSÃO – U.C. GESTÃO DE MARKETING II

Caros(as) alunos(as).
Chegou o momento de aplicarmos os diferentes conhecimentos construidos ao longo de quase dois semestres de estudo dedicados ao tema central de nossa disciplina: Gestão de Marketing.
A partir de agora, concentraremos nossos esforços na realização de um projeto de extensão, cujo objetivo básico é que os alunos sejam capazes de demonstrar sua capacidade de realizar efetivas contribuições/intervenções, relacionadas à Gestão de Marketing, em prol de uma determinada empresa/organização/evento/caso*.
ETAPAS IMPORTANTES:
1 Escolha da Empresa: Cada equipe deve escolher uma empresa ou organização para realizar o projeto (preferencialmente pequenos negócios). A empresa pode ser consultada antes, mas a decisão final quanto a efetiva particpação de uma empresa no projeto deverá ser em conjunto com o professor.
2 Diagnóstico e Análise: Após a escolha, os alunos deverão realizar uma análise do cenário atual da empresa, incluindo mercado, concorrência, público-alvo e ações que já são realizadas.
3 Planejamento e Desenvolvimento : Com base no diagnóstico, deverão ser criadas estratégias de marketing para melhorar a situação da empresa, como o aperfeiçoamento de comunicações, reconstrução de marca, alteração de produtos...
4 Implementação: Se for possível, pode-se colocar as estratégias em prática, realizar as ações planejadas, efetivar as campanhas publicitárias ou pesquisas de mercado.
5 Avaliação e Mensuração: Será importante avaliar o impacto das ações (se implementadas). Utilizem métricas e indicadores relevantes para medir o impacto do que foi realizado.
6 Relatório/Apresentação Final: Ao final do projeto, cada equipe deverá preparar uma apresentação/relatório que inclua tudo que foi realizado, os resultados alcançados e as lições aprendidas. Esse relatório/apresentação será crucial para a avaliação do trabalho.
EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES QUE PODEM SER FEITAS:
Construir/Reconstruir Marca de uma empresa (Nome, Slogan, Logo...).
Criar Posicionamento/Reposicionar a Marca.
Criar ou Aprimorar comunicações de Marketing (cartazes, panfletos, fachadas, uniformes, posts...).
Propor/aplicar estratégias e ações de Marketing.
Aplicar pesquisa (satisfação, posicionamento, comportamento consumidor, cliente oculto, etc.).
LEMBREM-SE SEMPRE DO ESCOPO DE ATUAÇÃO DO MARKETING (CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS):
Conceitos fundamentais em Marketing. Composto mercadológico. 4Ps. Valor e Satisfação. Ciclo de vida de produtos. Tipos de demanda. Orientações Organizacionais. Comportamento do consumidor. Segmentação de mercado. Posicionamento. Comunicação de Marketing. Processo de Gestão de Marketing. PSMPMMIC. Construção de Marca. Pesquisa de Marketing. Plano de Marketing. Estratégias e ações de Marketing. Tendências em Marketing. Marketing de Guerrilha, Marketing Viral, Buzz Marketing. Marketing de experiência, Experiência do cliente e Jornada do cliente.