U.C - GESTÃO DE MARKETING II - 2025/2
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Prof. Alfredo Ribeiro Cárdenas (alfredo.ribeiro@ifsc.edu.br)
- Fórum
U.C - GESTÃO DE MARKETING II - 2025/2
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Prof. Alfredo Ribeiro Cárdenas (alfredo.ribeiro@ifsc.edu.br)
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR
Bem vindos(as), alunos(as)!
Neste espaço vocês encontrarão todos os detalhes relacionados a esta Unidade Curricular.
O ambiente virtual da disciplina está organizado em diferentes partes principais. Navegue pelos botões acima para ir à seção desejada:
Documentos importantes:
1 MARKETING: PROCESSO EMPRESARIAL
Além de uma breve revisão de conteúdos da disciplina introdutória sobre o tema, a primeira parte da Unidade Curricular abordará conteúdos relacionados ao Marketing enquanto um Processo empresarial.
1.1 Construção de Marca e Branding.
1.2 Tendências em Marketing
1.1 CONSTRUÇÃO DE MARCA E BRANDING
1.2 TENDÊNCIAS EM MARKETING
1.2.1 Marketing de Guerrilha, Viral e Buzz Marketing
1.2.2 Marketing de Experiência, Experiência do cliente e Jornada do cliente
1.2.3 Marketing na Era Digital'
1.2.4 Pesquisa de Marketing
PLANEJAMENTO DE MARKETING E O PROCESSO DE GESTÃO DE MARKETING
Enquanto um processo empresarial, a Gestão de Marketing precisar estar sustentada em um Planejamento bem estruturado.Neste tópico, vamos entender a ideia de Planejamento de Marketing, bem conhecer algumas Tendências de Marketing da atualidade.
2.1 O Processo de Gestão de Marketing
2.2 - Planejamento de Marketing
1.1 O processo de Gestão de Marketing
2.2 PLANEJAMENTO DE MARKETING
3 PROJETO DE EXTENSÃO
Agora que compreendemos o Marketing em quanto um processo empresarial e já dominamos vários dos conhecimentos que constroem a Gestão de Marketing, vamos aplicá-los às necessidades de uma organização real!
4 SEMINÁRIOS DE MARKETING
Nesta parte da disciplina, vamos explorar diversos conhecimentos que poderão contribuir para o desenvolvimento de estratégias vencedoras de Marketing.
O livro "Vamos às Compras" de Paco Underhill é uma obra seminal que explora o comportamento do consumidor e a dinâmica de consumo com ênfase no ambiente varejista. Além de investigar em detalhes o comportamento dos consumidores em ambientes de compra, o texto aborda a influência do design das lojas, da disposição dos produtos e a criação de experiências de compra agradáveis. Além disso, o livro aborda a influência do gênero e idade nas decisões de compra e analisa as tendências emergentes no varejo, oferecendo valiosas percepções sobre como as empresas podem melhorar suas estratégias para atrair e satisfazer os clientes.
Com a leitura de um livro e a construção e apresentação dos Seminários de Marketing vamos aprender muito!
Grupo A: Capítulos 3 e 4
Rita, Joana, Duda, Mirela.
Grupo B: Capítulos 6 e 7
Talita Tarcila, Jeniffer, Carina, Bianca.
Grupo C: Capítulo 8
Gabriel
Grupo D: Capítulo 9
Viviane, Henrique.
Grupo E: Capítulo 10
Eliz, Luciana, Mariana, Milagros,
Grupo F: Capítulo 11
Isa, Rhayna, Alessandra, Jean.
Grupo G: Capítulos 13, 14
Marcelo, Luis Fernando, Hyago
EaD - Aulas à Distância
Neste espaço serão/estarão postadas as orientações referentes à carga-horária EaD da unidade curricular (24h/a).
Aula: 23/18/2025.
Aula: 28/08/2025.
Aula: 02/09/2024.
Aula: 16/09/2025.
AVALIAÇÕES
Neste espaço serão postadas, conforme cronograma, as atividades avaliativas referentes à unidade curricular.
1a Avaliação - TAREFAS da U.C.
Esta nota de avaliação é relativa à realização de todas as tarefas (fóruns, atividades, questionários, etc.) propostas pelo professor ao longo da Unidade Curricular.
Obs: para receber a pontuação de cada tarefa, o aluno deve ter atendido às instruções mínimas da tarefa proposta.
2a Avaliação - Prova(s) escrita(s)
3a Avaliação - PROJETO DE EXTENSÃO
Instruções relativas a está atividade avaliativa estarão/estão no Botão de Estudos 3.
4a Avaliação - Seminários de Marketing
Instruções relativas a está atividade avaliativa estarão/estão no Botão de Estudos 4.
5a Avaliação - Frequência nas aulas
A 5ª avaliação corresponde à frequência do aluno nas aulas, valendo 10% da média final. A disciplina é composta por 20 encontros e é exigido o mínimo de 75% de presença (15 aulas). O cálculo será simples: a cada falta dentro desse limite, o estudante perde 2 pontos (nessa avaliação). Assim, quem comparecer aos em todos os encontros recebe nota 10; com 19 presenças a nota será 8; com 18 a nota é 6; com 17, nota 4; com 16, nota 2; e com 15 presenças, a nota será 0 nessa avaliação.