Matriz BCG
Era uma vez uma "vaca leiteira", uma "estrela" e um "abacaxi". Ele viviam felizes em uma fazendinha... 👀

Endoidou Alfredo? Fez um "copia e cola" enganado?
Mais ou menos...
A parte da "fazendinha" foi brincadeira, mas, a "vaca", a "estrela" e o "abacaxi" são maneiras de classificar alguns dos produtos que uma organização apresenta em seu portfólio. E esse nomes são bem sugestivos como vamos ver a seguir...
A "Matriz BCG", basicamente, é uma ferramenta que ajuda os gestores a analisar/gerenciar o portfólio de produtos (ou unidades de negócios) de uma empresa. Com auxílio dessa ferramenta produtos/unidades são "classificados" com base em dois critérios principais:
(1) a "Participação relativa de Mercado": o quanto a própria empresa tem de participação em determinado mercado.
(2) o "Crescimento do Mercado": o mercado, como um todo, está em crescimento? Alto ou Baixo crescimento?
Considerando esse critérios, a matriz divide-se em quatro quadrantes, que vão representar uma categoria de produto (com características peculiares), como na imagem a seguir:

Então, a partir da variável “Crescimento do Mercado” que pode ser “Alto” ou “Baixo” e da variável “Participação relativa de Mercado”, que pode ser “Alta” ou “Baixa” produtos** são classificados como:
Estrelas: são produtos em que a empresa possui uma alta participação relativa de mercado e o mercado que tem alto potencial de crescimento. Produtos “Estrela” são produtos que se destacam no mercado (que está crescendo), mas que precisam de investimentos para manter sua boa participação. Costumam trazer equilíbrio para o fluxo de caixa da empresa.
Vacas Leiteiras: são produtos que a empresa possui uma alta participação relativa de mercado, mas o mercado tem crescimento baixo (ou está estável). Produtos “Vacas Leiteiras” costumam ser percebidos como geradores de caixa estáveis e lucrativos. Exigem menos investimentos e os lucros podem ser usados para financiar outras áreas da empresa.
Pontos de interrogação: Neste quadrante são classificados produtos que estão em um mercado com grande potencial de crescimento, mas a empresa não possui uma grande participação de mercado. Esses produtos requerem altos investimentos para que a participação de mercado da empresa aumente. São pontos de interrogação, pois, têm o potencial de se transformar em "Estrelas" se tiverem sucesso ou em "Abacaxis" se falharem.
Abacaxis: São produtos em que a empresa possui uma baixa participação de mercado e ao mesmo tempo o mercado tem baixo potencial de crescimento. Geralmente esses produtos não são lucrativos e têm pouca perspectiva de crescimento. Eles consomem recursos que poderiam ser melhor utilizados em outras áreas. A empresa deve considerar a possibilidade de descontinuar esses produtos ou desinvestir neles para focar em produtos com maior potencial de retorno.
**É comum que a Matriz BCG seja utilizada para analisar "produtos", mas também é possível realizar análise de "Unidades de Negócio" (a ferramenta que vamos explorar na próxima página é mais apropriada para UN).
O vídeo a seguir faz uma breve explicação sobre a ferramenta e apresenta um exemplo de sua utilização.
Assista-o para consolidar seu aprendizado:
Lembre-se, então, se você é o gestor de uma empresa que precisa analisar/gerenciar o portfólio de produtos que sua empresa, a matriz BCG é uma ferramenta que pode te ajudar nessa tarefa.
Avance para conhecer mais uma ferramenta.