3 Tipos de avaliação na EaD

3.2 Avaliação formativa

A avaliação formativa tem como principal objetivo acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, o professor enfatiza os resultados da aprendizagem e estabelece um comparativo entre os diferentes resultados obtidos pelo mesmo aluno.

Neste sentido, a avaliação formativa é realizada no decorrer do ano letivo, com intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos de aprendizagem previstos. Esse tipo de avaliação é basicamente orientadora, pois encaminha tanto o estudo do aluno quanto os procedimentos do professor. Além disso, fornece dados para criar condições de melhoria do ensino, visando à aprendizagem, pois o processo não está finalizado. Por esse motivo, a avaliação formativa é a mais significativa em cursos ofertados na modalidade a distância, pois possibilita o acompanhamento e análise do aprendizado do aluno, mediando o seu percurso formativo em busca do conhecimento. 

Esse tipo de avaliação pode ser classificado de diversas formas, pois utiliza diferentes instrumentos, tais como avaliação participativa, autoavaliativa, avaliativa interpares, motivadora, processual, entre outras.

A avaliação formativa possui as características citadas a seguir, entre outras.

  • Tem como objetivo permitir ao professor compreender como o aluno elabora e constrói seu próprio conhecimento.
  • Pode ser feita com base em vários instrumentos, conforme as aulas foram ministradas.
  • Os registros não podem ser exclusivamente quantitativos, com notas ou mesmo conceitos, mas em forma de relatório e anotações que definirão estratégias posteriores e serão socializadas nas reuniões do corpo docente.
  • Não tem como objetivo principal a definição de um conceito ou nota, mas o desenvolvimento do aluno verificado durante o processo.
  • Prevê que os alunos têm ritmos e processos de aprendizagem diferentes, que permitem tornar a progressão da aprendizagem a partir das necessidades e possibilidades de cada aluno.
  • Levanta a necessidade de investigação do conhecimento prévio do estudante, para o (re)planejamento do trabalho como um todo.
  • Permite a diversificação de formas de agrupamento dos alunos, que atendem os diferentes objetivos de aprendizagem.

A avaliação formativa nos cursos ofertados na modalidade a distância é realizada ao longo do curso de forma contínua, podendo ser realizada através de ferramentas síncronas e assíncronas, tais como mapeamento conceitual, criação de portfólios, comentários postados de forma individual ou coletiva orientando o aluno, participações em grupos de discussão, em chats e mensagens.

A seguir, apresentamos um exemplo de intervenção do professor, que expressa o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem do aluno e representa uma forma de avaliação formativa:

Fonte: www.ead.cesumar.br

A avaliação formativa permite a adequação entre objetivos e processos de aprendizagem, nível de aprendizagem dos conceitos na unidade curricular, capacidade de aplicação de fundamentos teóricos aprendidos à realidade pessoal e profissional.