1 Avaliação na EaD

1.1 Discussões teóricas

Ao analisar o tema deste capítulo, certamente você deve estar se perguntando:

Como avaliar na educação online, especialmente no ambiente virtual de aprendizagem?

Que procedimentos avaliativos podem ser adotados?

Quando e onde realizar a avaliação?

Quais critérios para correção devem ser adotados?

Que tipo de avaliação pode ser utilizada? 

Alguns importantes autores da educação nos ajudam a ampliar nosso olhar sobre a avaliação.

Freire (1996) explica que acreditar que conceitos ou notas possam por si só explicar a aprovação ou retenção de um aluno, sem que seja analisado todo o processo de ensino e aprendizagem e as condições que foram oferecidas para promover a aprendizagem deste aluno, é, sobretudo, tornar o processo avaliativo redutivista, conduzindo a uma visão degradada do conhecimento e das relações sociais, contribuindo assim para a alienação dos homens, ideologizando-os.  

Luckesi (2005) fala sobre a “pedagogia do exame”, isto é, a busca pelo produto expressado pela nota e/ou conceito é mais importante do que a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Estamos acostumados a avaliar no sentido de qualificar, mensurar, selecionar. Em geral, encaramos a avaliação como um instrumento de controle utilizado pela burocracia escolar, que tem por finalidade selecionar os acadêmicos que conseguiram atingir os objetivos educacionais pretendidos daqueles que não conseguiram (GONÇALVES, 2003).

Sobre os procedimentos avaliativos na educação a distância, a empreitada é ainda mais árdua!

Estamos diante de um imenso desafio: como avaliar os alunos na modalidade a distância e ainda romper com a cultura tradicional que permeia o processo avaliativo?

A qualidade de um processo de ensino depende, em boa parte, de se conseguir ajudar os alunos a superarem os obstáculos em espaços de tempo pequenos, no momento em que são detectados. Assim, é preciso que a avaliação seja considerada no seu verdadeiro sentido, o de fazer parte do processo ensino-aprendizagem. O professor não propicia aprendizagem se não estiver constantemente avaliando as condições de interatividade com seus alunos. A avaliação é realizada ao longo do processo formativo. 

Para Haydt (2008), a avaliação apresenta basicamente três funções: diagnosticar, controlar e classificar. Relacionadas a essas três funções, existem três modalidades de avaliação: somativa, diagnóstica e formativa. Nas próximas seções, abordaremos essas três modalidades de avaliação.

A seguir, temos uma representação de como ocorre o processo de avaliação, tanto no ensino presencial quanto na educação a distância.

Tipos de Avaliação