Programação
-
-
Fórum
-
Arquivo
-
-
A importância da disciplina Geografia no contexto da Educação Básica e no contexto da Cidadania Espacial.
Na aula de introdução, foi apresentada a proposta do curso, cujo objetivo era identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos ao longo de sua trajetória profissional. A ideia era que, ao compartilhar experiências e reflexões, todos pudessem ampliar seu autoconhecimento e trocar ideias relevantes. Dessa forma, os alunos estariam mais preparados para interagir e refletir sobre possíveis abordagens metodológicas nos próximos tópicos do curso, visando sua aplicação em sala de aula.
Além disso, foi proposta uma atividade em que os alunos deverão, na próxima aula, apresentar sugestões de utilização de jogos em sala de aula, escolhendo uma temática livre. Posteriormente, todo o grupo discutirá cada apresentação, promovendo um debate enriquecedor sobre as diferentes abordagens.
-
Aberto: Thursday, 3 Apr 2025, 00:00Vencimento: Thursday, 10 Apr 2025, 00:00
Os alunos compartilharam situações-problema vivenciadas em sua prática docente, relatando dificuldades enfrentadas em sala de aula. A partir desse diálogo, será realizada a apresentação do curso, promovendo um espaço de troca de experiências e construção coletiva do conhecimento.
-
-
Nesta aula, os alunos serão introduzidos aos diferentes métodos, técnicas e abordagens metodológicas utilizadas no ensino de Geografia. Serão discutidas as principais correntes pedagógicas aplicadas à disciplina, como o ensino tradicional, o método ativo, o uso de tecnologias e a aprendizagem baseada em problemas. Além disso, exploraremos estratégias práticas, como mapas mentais, estudo do meio, jogos educativos e análise de dados geográficos.
Ao final da aula, os alunos deverão refletir sobre quais metodologias podem ser mais eficazes em diferentes contextos e como aplicá-las para tornar o ensino de Geografia mais dinâmico e significativo.
Para isso, TODOS devem ler os textos anexados, e durante a aula apresentar um dos textos e relacionar com os tópicos mencionados anteriormente.
-
Aberto: Thursday, 3 Apr 2025, 00:00Vencimento: Thursday, 10 Apr 2025, 00:00
A leitura dos textos indicados é obrigatória, sendo essencial a participação e a interação de todos os envolvidos. Durante a aula, cada grupo será responsável pela apresentação de um dos artigos, destacando a ideia central, a abordagem teórica e a metodologia adotada. A distribuição dos textos será feita conforme a escolha individual registrada previamente na planilha disponibilizada no Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1FH1K0-kBia2rvzUYWqChgU46rbI6vFq6?usp=share_link
-
-
A importância do Conteúdo: como selecionar, organizar e mediar no ensino. Os recursos didáticos e o ensino de Geografia
No ensino de Geografia, a escolha e organização dos conteúdos são fundamentais para garantir uma aprendizagem significativa. A seleção do conteúdo deve considerar a relevância para os alunos, a relação com o cotidiano e a progressão dos conhecimentos. A organização deve seguir uma estrutura lógica, permitindo conexões entre os temas e facilitando a compreensão. Já a mediação do professor é essencial para tornar os conteúdos acessíveis, estimulando o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos.
O uso de recursos didáticos diversificados potencializa o ensino de Geografia, tornando-o mais dinâmico e interativo. Mapas, imagens, vídeos, jogos educativos, estudos do meio e tecnologias digitais são ferramentas que auxiliam na visualização e compreensão dos fenômenos geográficos. A escolha adequada desses recursos deve levar em conta os objetivos da aula e o perfil dos alunos, garantindo que contribuam para o desenvolvimento de habilidades geográficas e para uma aprendizagem mais engajadora.