Ir para o conteúdo principal
logo
Esqueceu o seu usuário ou senha?
  • Todos os cursos

2025.1 - GESTÃO DE MARKETING I - Turma 01
TAREFA 7 - Caçando Comunicações Ineficazes

Nesta tarefa, seu desafio é ser um "detetive da comunicação". Você deve identificar pelo menos 10 exemplos de comunicações ineficazes, tanto no ambiente do IFSC quanto fora dele. Fotografe (quando possível) ou descreva cada exemplo com clareza e detalhe, especificando o contexto e as razões que tornam essa comunicação inadequada ou falha.

Detetive Com Uma Lupa Ilustrações, Vetores E Clipart De Stock – (22,423  Stock Illustrations)

Para cada exemplo identificado, analise a situação com base nos princípios de comunicação eficaz abordados em aula. Justifique por que a comunicação falha em atingir seus objetivos e proponha soluções criativas ou melhorias que poderiam tornar essas mensagens mais claras, atraentes e eficazes.

O que observar?

Visibilidade: A comunicação está bem localizada ou escondida?

Clareza: A mensagem é fácil de entender ou está confusa?

Pertinência: O conteúdo da mensagem é relevante para o público-alvo?

Design e estética: A forma como a mensagem é apresentada atrai atenção ou faz com que as pessoas a ignorem?

Excesso ou falta de informações: Há muita coisa escrita ou não há informações suficientes?

Veja dois exemplo observados no IFSC:

Exemplo 1:

A foto acima é exemplo de comunicação ineficaz por dois grande motivos:

Primeiro: visivelmente foi colocada em um local inadequado, pois fica encoberto pela cortina quando está fechada. Bastava colocar 20 centímetros para o lado e para baixo (ao lado da régua de tomadas) que ficaria visível o tempo todo. 

Segundo: é uma comunicação com excesso de informações e que dificilmente será lida por que precisa saber daquilo. Mensagens mais diretas em frases curtas seriam mais eficazes.

Exemplo 2:

A foto acima é exemplo de comunicação ineficaz mostra um exelente cartaz, no entanto ele está desatualizado a mais de um mês. O evento divulgado já aconteceu no início de junho, portanto a mensagem perdeu completamente sua relevância e utilidade. Manter um cartaz desatualizado pode gerar confusão entre os alunos e funcionários, além de prejudicar a credibilidade das comunicações do IFSC. Muitas vezes, as pessoas podem ignorar ou até mesmo desacreditar futuras mensagens, considerando-as possivelmente desatualizadas também.

◄ TAREFA 6 - Mapeando locais do campus para comunicações eficazes
E-mail - Desafio divulgação no BBB ►
Pular Navegação
Navegação
  • Página inicial

    • IFSC

      • Meus cursos

      • Tags

      • FórumAvisos do site

    • Meus cursos

    • Cursos

      • Câmpus Tubarão

        • Técnico

        • Graduação

          • PROCESSOS GERENCIAIS [7860]

            • 2024/1

            • 2023/2

            • 2024/2

            • 2025/1

              • PTX786001-T01-222574

              • FDG786003-T01-222591

              • LOG786005-T01-222601

              • GES786003-T01-222594

              • GM1786001-T01-222589

                • Geral

                • Tópico 1

                • Tópico 2

                • Tópico 4

                  • URLVídeo 1 - Como criar um conta no Canva

                  • URLVídeo 2 - Como usar o software Canva (1a parte)

                  • URLVídeo 3 - Como usar o software Canva (2a parte)

                  • URLVídeo 4 (opcional) - Tutorial para usar o Canva (4...

                  • TarefaTAREFA 4 - Construindo comunicação de marketing 1

                  • ArquivoLeitura complementar - Livro: Design para quem não...

                  • TarefaTAREFA 5 - Construindo comunicação de marketing 2

                  • ArquivoSlides da aula - Comunicação eficaz/Como ler um ca...

                  • ArquivoTexto BASE - Como ler um cartaz.

                  • TarefaTAREFA 6 - Mapeando locais do campus para comunica...

                  • TarefaTAREFA 7 - Caçando Comunicações Ineficazes

                  • ArquivoE-mail - Desafio divulgação no BBB

                  • TarefaTAREFA 8 - Divulgação no BBB

                  • ArquivoE-mail - Desafio - Feira de Profissões

                  • TarefaTAREFA 9 - Feira de Profissões

                • Tópico 5

                • Tópico 6

                • Tópico 7

              • CEI786003-T01-222593

              • SUS786005-T01-222795

              • GP1786001-T01-222572

              • NGC786003-T01-222590

              • IPG786001-T01-222577

              • FIN786005-T01-222600

            • 2025/2

            • Preparação ENADE

          • SISTEMAS EMBARCADOS [7861]

          • ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

          • LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

          • Licenciatura em Matemática (UAB)

        • Pós-graduação Lato Sensu

        • FIC - Formação Inicial e Continuada

        • NEaD

        • Lato Sensu

      • Câmpus Araranguá

      • Câmpus Caçador

      • Câmpus Canoinhas

      • Câmpus Chapecó

      • Câmpus Criciúma

      • Câmpus Florianópolis

      • Câmpus Florianópolis-Continente

      • Câmpus Garopaba

      • Câmpus Gaspar

      • Câmpus Itajaí

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

      • Câmpus Joinville

      • Câmpus Lages

      • Câmpus Palhoça Bilíngue

      • Câmpus São Carlos

      • Câmpus São José

      • Câmpus São Lourenço do Oeste

      • Câmpus São Miguel do Oeste

      • Câmpus Urupema

      • Câmpus Xanxerê

      • Reitoria

Voltar

Você acessou como visitante (Acessar)