Ir para o conteúdo principal
logo
Esqueceu o seu usuário ou senha?
  • Todos os cursos

2025.1 - GESTÃO DE MARKETING I - Turma 01
Tarefa 3 - Ambientes de Marketing

Vencimento: Friday, 18 Jul 2025, 20:00

Ao estudar sobre o Ambiente que envolve as empresas (e consequentemente influencia a gestão de marketing delas) é interessante perceber que as alterações em um determinado aspecto do ambiente podem influenciar positivamente uma empresa, mas ser prejudicial para outras.

Nesta tarefa, nosso objetivo é exercitar essa percepção dinâmica, explorando como um mesmo evento ou tendência no Macroambiente influencia, de maneiras distintas, a gestão de marketing de diferentes organizações.

Sua tarefa é: Pesquisar na internet por uma reportagem, notícia ou informação (publicada recentemente) que trate de um evento ou tendência relacionada ao Macroambiente de Marketing. A partir dessa informação, você deverá identificar e explicar como esse mesmo evento ou tendência afeta positivamente uma empresa (A) E negativamente outra empresa (B), que sejam distintas entre si. Não é necessário que a notícia mencione explicitamente ambas as empresas; o importante é que o evento descrito nela permita sua análise dos dois impactos contrastantes.

Para que sua participação seja completa e aproveitável por todos, é fundamental seguir estes três passos:

  1. Link da Fonte: Cole o link da reportagem/notícia/informação que você encontrou (assim, todos podem acessá-la e aprofundar a discussão).
  2. Aspecto do Macroambiente: Indique claramente a qual aspecto do Macroambiente de Marketing a reportagem/notícia está relacionada (escolha entre: Econômico, Sociocultural, Demográfico, Político-legal, Tecnológico ou Natural).
  3. Análise dos Impactos: Explique, de forma concisa, mas clara e justificada, como a gestão de marketing de uma empresa (A) é positivamente afetada e como a gestão de marketing de outra empresa (B) é negativamente afetada pelo evento ou tendência abordado na reportagem/notícia. Lembre-se de diferenciar os impactos para cada uma.

Capriche na pesquisa e na análise! Tenho certeza de que teremos exemplos riquíssimos para discutir e aprender juntos. Boas descobertas!


Exemplo:

1. Link: https://exame.com/bussola/mais-de-70-das-empresas-devem-manter-ou-ampliar-trabalho-remoto-em-2023/ 

2. Aspecto do Macroambiente: Sociocultural e Tecnológico

3. Análise dos Impactos:

A reportagem discute a expansão do trabalho remoto e híbrido pelas empresas.

  • Impacto Positivo (Empresa A - Slack Technologies/Microsoft Teams): Para empresas como a Slack Technologies ou o Microsoft Teams, a demanda por softwares de colaboração online disparou. Sua gestão de marketing pode focar em promover a conectividade e produtividade a distância, aproveitando o aumento da base de usuários potenciais.
  • Impacto Negativo (Empresa B - Redes de Lanchonetes em centros comerciais): Para redes de lanchonetes com unidades concentradas em centros comerciais, o fluxo de clientes diminuiu drasticamente. Suas estratégias de marketing precisam se adaptar a essa nova realidade, buscando soluções como delivery ou expansão para áreas residenciais.
◄ Ambientes de Marketing
Vídeo 1 - Como criar um conta no Canva ►
Pular Navegação
Navegação
  • Página inicial

    • IFSC

      • Meus cursos

      • Tags

      • FórumAvisos do site

    • Meus cursos

    • Cursos

      • Câmpus Tubarão

        • Técnico

        • Graduação

          • PROCESSOS GERENCIAIS [7860]

            • 2024/1

            • 2023/2

            • 2024/2

            • 2025/1

              • PTX786001-T01-222574

              • FDG786003-T01-222591

              • LOG786005-T01-222601

              • GES786003-T01-222594

              • GM1786001-T01-222589

                • Geral

                • Tópico 1

                • Tópico 2

                  • ArquivoSlides da aula 1- Marketing e Composto Mercadológico

                  • ArquivoTexto Complementar - Miopia de Marketing

                  • URLDiferença entre publicidade e propaganda

                  • URLUm bom exemplo de ação de Marketing

                  • URLOutro bom exemplo de ação de Marketing

                  • URLMais um bom exemplo de ação de Marketing

                  • ArquivoSlides da aula - Ciclo de Vida Produto e Tipos de ...

                  • ArquivoMaterial complementar - Texto - Estratégias para o...

                  • URLMaterial complementar - Tipos de demanda e o que M...

                  • URLJogo da Memória - Tipos de demanda

                  • FórumTAREFA 1 - Fórum sobre Tipos de demanda

                  • URLMaterial complementar: playlist youtube sobre comp...

                  • LivroIntrodução do comportamento do consumidor

                  • FórumTAREFA 2 - Fórum sobre Comportamento do Consumidor

                  • ArquivoSlides da aula - Segmentação de mercado

                  • ArquivoTexto BASE - Segmentação e Posicionamento de Mercado

                  • URLVídeo complementar 1: Entrevista com empreendedor ...

                  • URLVídeo complementar 2 sobre Segmentação de Mercado

                  • URLVídeo complementar 3 sobre Persona

                  • ArquivoSlides da aula - Posicionamento

                  • ArquivoTexto BASE - Segmentação e Posicionamento de Mercado

                  • URLMaterial Complementar - Vídeo - Posicionamento (e ...

                  • URLMaterial Complementar - Vídeo - Posicionamento

                  • ArquivoMaterial Complementar - Artigo - Posicionamento e ...

                  • LivroAmbientes de Marketing

                  • TarefaTarefa 3 - Ambientes de Marketing

                • Tópico 4

                • Tópico 5

                • Tópico 6

                • Tópico 7

              • CEI786003-T01-222593

              • SUS786005-T01-222795

              • GP1786001-T01-222572

              • NGC786003-T01-222590

              • IPG786001-T01-222577

              • FIN786005-T01-222600

            • 2025/2

            • Preparação ENADE

          • SISTEMAS EMBARCADOS [7861]

          • ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

          • LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

          • Licenciatura em Matemática (UAB)

        • Pós-graduação Lato Sensu

        • FIC - Formação Inicial e Continuada

        • NEaD

        • Lato Sensu

      • Câmpus Araranguá

      • Câmpus Caçador

      • Câmpus Canoinhas

      • Câmpus Chapecó

      • Câmpus Criciúma

      • Câmpus Florianópolis

      • Câmpus Florianópolis-Continente

      • Câmpus Garopaba

      • Câmpus Gaspar

      • Câmpus Itajaí

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

      • Câmpus Joinville

      • Câmpus Lages

      • Câmpus Palhoça Bilíngue

      • Câmpus São Carlos

      • Câmpus São José

      • Câmpus São Lourenço do Oeste

      • Câmpus São Miguel do Oeste

      • Câmpus Urupema

      • Câmpus Xanxerê

      • Reitoria

Voltar

Você acessou como visitante (Acessar)