PRODUTO ADQUIRIDO: Terreno para construção de casa na cidade de Tubarão, SC.
ETAPAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA:
1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2024, fui definitivamente transferido do IFSC Gaspar, onde trabalhava antes, para o IFSC Tubarão. Com essa mudança, Paulinha, minha esposa, não viu mais motivos para continuarmos adiando o sonho da casa própria. Queríamos um lugar para construir um lar para nós, nossos dois cachorros e nossa gata, e também para receber nossa família, que nos visita com frequência.
2 Busca de Informações: Iniciamos a busca por informações em sites de imobiliárias da região de Tubarão, buscando terrenos à venda. Também conversamos com amigos e colegas de trabalho, buscando indicações de bairros seguros e com boa infraestrutura. A preocupação com possíveis alagamentos na cidade era grande, então demos prioridade para terrenos em áreas mais altos.
3 Avaliação das Alternativas: Após visitar alguns terrenos, selecionamos três que nos pareceram mais promissores.
Avaliamos os seguintes critérios:
Localização (proximidade do IFSC, onde eu e Paulinha trabalhamos, e facilidade de acesso a outros pontos da cidade).
Tamanho e formato do terreno (para garantir que a casa que planejamos, com espaço para os pets, poderia ser construída).
Preço (verificando se estava dentro do nosso orçamento e se havia boas condições de financiamento).
Altitude (para evitar riscos de alagamento).
Infraestrutura (água, luz, esgoto - sabíamos que a pavimentação da rua não seria possível, mas abrimos mão desse item para garantir os outros).
4 Decisão de Compra: Após muita análise e discussão, decidimos comprar um terreno no bairro São João (Margem Esquerda), em um local alto e a poucos minutos do IFSC. O fator decisivo foi o preço, que era mais acessível do que os terrenos em áreas mais valorizadas, e a altitude, que nos garantia maior segurança em relação a alagamentos.
5 Avaliação Pós-Compra: Estamos satisfeitos com a compra do terreno. Acreditamos que fizemos uma boa escolha, pois o terreno está bem localizado, em uma área segura e com bom potencial de valorização. Agora, começamos a pensar na construção da casa… mas isso é tema para uma outra postagem e uma nova experiência de consumo!
PAPEIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Paulinha, minha esposa, que após a minha transferência para o IFSC Tubarão, me convenceu de que era hora de realizarmos o sonho da casa própria.
Influenciador: Nossos amigos, que nos alertaram sobre os riscos de alagamento em algumas áreas da cidade e nos recomendaram procurar terrenos em locais mais altos.
Decisor: Eu e Paulinha, que tomamos a decisão final de comprar o terreno após analisar todas as informações e alternativas.
Comprador: Paulinha, que foi responsável por negociar com a imobiliária e assinar o contrato de compra e venda.
Usuário: Eu, Paulinha, os pets, nossos amigos e nossa família, que nos visitam com frequência e poderão desfrutar do nosso futuro lar.