Situações negativas nas organizações que afetam o comportamento organizacional x Soluções

Situações negativas nas organizações que afetam o comportamento organizacional x Soluções

por Paulo Henrique Stapazzoli Lembeck -
Número de respostas: 0

1 - Em uma empresa que trabalhei anteriormente a atual havia um desbalanceamento no tratamento dos colaboradores. Mesmo executando as funções da maneira correta, o tratamento era distorcido e grosseiro em relação a outros colaboradores que já eram mais "familiarizados a determinadas pessoas do meio".

2 - Ainda na empresa anterior, com certa frequencia notava colegas e amigos comentando dificuldades ou situações que outros colegas vinham passando, seja no meio profissional ou pessoal. Ficava com sentimento de falta de empatia com o próximo.

3 - Uma outra situação que presenciei foi de um líder apontar publicamente a uma equipe de trabalho, o erro cometido por um colaborador. Ainda nos dias seguintes, o mesmo líder cobrava o restante do pessoal sempre lembrando para que não cometessem o mesmo 'erro' que aquela 'tal' pessoa havia feito. Achei uma situação ruim, pois aquela pessoa estava sempre sendo lembrada no meio por conta de um erro.

Soluções e medidas em resposta as situações da colega Giseli:

1 - No primeiro ponto vemos uma deficiência forte de empatia. Claramente esta pessoa só estava vendo a sua "entrega" ao invés de buscar entender também o seu lado pessoal. Não foi mencionado se toda a organização tinha traços deste mesmo perfil. Porem ao meu ver esta pessoa deveria ser acionada pelo RH e no minimo conversado com a mesma sobre como conduzir este tipo de situação. Soma-se ainda, o caso de nem ofertarem uma contraproposta. Assim, mostra-se ainda que não há uma atenção e principalmente conhecimento com cada colaborador, pois 17 anos aparentemente nem foram considerados.

2 - Neste caso vejo uma falta de educação aliada a treinamento. Pois independente da situação física, o tratamento deveria ser o mesmo. Aqui poderíamos tratar buscando treinamento para esta pessoa e a equipe, e também fazendo simulações de determinados casos para avaliar como o colaborador conduz o atendimento com o cliente.

3 - Vejo que sobre conversas de corredor ou "radio peão", devemos alertar ao RH ou coordenador, não para tomar medidas drásticas mas sim para conscientizar e lembrar os canais corretos para o caso de um colaborador precisar de alguma ajuda ou auxilio, ou até mesmo algum questão com outra pessoa da equipe/organização.