1 As cinco forças do mercado

1.2 Ameaça de novos entrantes

A ameaça de novos entrantes está ligada à facilidade que um novo concorrente tem de entrar em um determinado mercado e consequentemente dividir os lucros que ele possibilita. Em um mercado com poucas barreiras de entrada torna-se mais difícil competir, porque é comum que exista um excesso de players competindo.

Esta ameaça depende da presença de barreiras que impeçam sua entrada, bem como da reação das empresas que já se fazem presentes neste segmento perante o novo concorrente (com mais ou menos agressividade).

O ingresso de novos entrantes (novos concorrentes) em um mercado gera divisão de "market share" (fatias do mercado). Com a entrada de um novo concorrente, os preços podem precisar ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo. Por esse motivo, novos entrantes são vistos como uma “ameaça”.

Market Share

Pedaço/fração/parte do mercado controlada por uma determinada empresa..

Veja o vídeo explicativo sobre a força Ameaça de Novos Entrantes, abaixo:

Lembre-se: a ameaça de novos entrantes pode ser influenciada dependendo de vários fatores, por exemplo, da existência de barreiras de entrada (patentes, direitos, etc.); da diferenciação dos produtos oferecidos (quando mais semelhantes os produtos maior a ameaça de novos entrantes); das exigências de capital inicial (a necessidade de muito dinheiro para iniciar um novo negócio pode diminuir a ameaça de um novo concorrente); das políticas governamentais estimulantes ou impeditivas para a criação de negócios neste setor;