Quem pode ser considerado um empreendedor?

Existem aspectos marcantes quando falamos sobre empreendedor e empreendedorismo. Sendo assim, procure pensar em algumas palavras que você julga relacionadas ao tema empreendedorismo e compare com as palavras listadas a seguir.

Quando falamos de empreendedorismo é comum que lembremos de palavras como oportunidade, novidade, criação de valor, criatividade, riqueza, risco, incerteza, crescimento, mudança, iniciativa... Estas são algumas, mas muitas outras palavras poderiam ser acrescentadas nesta lista.

Considerando estas questões, note que o conceito de empreendedor não tem necessariamente ligação com a questão de ser dono de um negócio próprio. Tem a ver com a criação de algo novo, que seja valorizado por alguém, que transforme positivamente o ambiente, buscando recompensas e assumindo riscos.

Isso implica em entender EMPREENDEDORISMO como um processo de criação de algo novo e de valor, comumente relacionado à implementação de um novo negócio no mercado, mas também entendido como um processo que promove a mudança (o algo novo e de valor) dentro e fora das organizações.  Neste entendimento, diferentes sujeitos podem ser vistos como empreendedores (empresários, inventores, administradores, e até mesmo funcionários de uma empresa).

Por fim, vale lembrar, que os riscos e as recompensas não são necessariamente financeiros (dinheiro). Riscos psicológicos (fracassar, por exemplo) e recompensas psicológicas (ser dono de um negócio próprio, liderar, por exemplo) são elementos ligados fortemente à questão de ser empreendedor.

Em um conceito moderno de empreendedorismo, um empreendedor é aquele sujeito que ao mesmo tempo:

  • Toma a iniciativa para criar algo novo e de valor para si próprio e/ou também para os outros.

  • Utiliza dos recursos disponíveis (tempo, dinheiro, conhecimento, esforço, etc.), de forma criativa, para realizar seu empreendimento e transformar o ambiente social e econômico onde vive.

  • Assume riscos de insucesso do empreendimento, quer sejam riscos financeiros, sociais, ou psicológicos/emocionais.

  • Vai em busca de recompensas seja ela sob a forma financeira/ independência/ reconhecimento social/realização pessoal.

(FERREIRA, SANTOS, SERRA 2010)

 
Conhece o Fabrício, aquele moço que usa a bike para fazer entregas em Tubarão?
  Clique aqui para acessar à reportagem.

 

 

Características empreendedoras (SEBRAE, 2018)

Cada empreendedor tem sua realidade, seus objetivos e desejos. Trazer a informação para o seu dia a dia, dando seu toque pessoal e conseguindo, a partir daí, fazer novas descobertas e novos usos, é o que chamamos de conhecimento. O conhecimento é o caminho mais curto entre um problema e a sua solução.

• Assumindo o controle

Não é preciso sofrer imaginando obstáculos intransponíveis, muito menos ficar se comparando com outras pessoas ou se lamentando por achar que não tem sorte ou que certas oportunidades não aparecem. Basta agir, assumir o controle da vida e dos negócios (você é o cara, lembra?). Isso é o básico. Um empreendimento é como um carro: por melhor que ele seja, não anda sozinho, alguém precisa assumir o controle e cuidar da direção. Esse alguém é você.

• Vencendo as dificuldades

Para dirigir um carro é preciso conhecimento. Para dirigir um empreendimento, o empreendedor também precisa desenvolver habilidades e aprimorar o seu conhecimento.

Um empreendimento tem muito mais pedais, alavancas e botões do que um simples veículo. No seu negócio, por exemplo, você tem de conhecer bem seus produtos e clientes, procurar se destacar da concorrência, atuar no mercado.

Temos que admitir que esse “trânsito”, ou seja, esse ambiente chamado mercado, em que todo empreendedor atua, é bem mais complexo e muito mais exigente.

As dificuldades sempre aparecem e você tem que as superar. É preciso ser persistente, arriscar caminhos, se informar, buscar o máximo de eficiência, sem abrir mão da qualidade.

• Valorizando o sucesso

Focar o sucesso, a autoconfiança e muito trabalho! O sucesso de um empreendimento envolve muitos fatores e está bastante associado ao lucro obtido, mas não é só isso. Está associado também ao conhecimento que você tem do seu negócio, dos seus clientes, ao seu nível de satisfação em levantar todos os dias e acreditar que, ao abrir as portas do seu negócio, terá um dia de muita satisfação.

No seu caso, o sucesso reflete-se de forma direta na sua vida, mais precisamente na sua qualidade de vida. Por isso é importante utilizar todos os meios disponíveis para alcançá-lo.

É preciso ir além dos objetivos imediatos, como, por exemplo, pagar uma promissória, colocar comida em casa, sobreviver. Ir além quer dizer acreditar no seu trabalho como meio de fazer a vida melhorar, visualizar seus objetivos nesse sentido, planejar o caminho a seguir e ficar atento às oportunidades.

• Autoconfiança e independência

Essas características do empreendedor de sucesso fazem a diferença. Elas estão intimamente ligadas a outras qualidades, como iniciativa, disposição de correr riscos calculados, busca de informações e tudo o mais que possa deixar você com aquela confortável sensação de segurança. Garantidas as boas condições do trabalho, por que não agir com autoconfiança e independência? 

• Procure assegurar condições básicas;
• Aja com conhecimento de causa;
• Demonstre essas características para seus clientes, fornecedores e concorrentes;
• Não confunda autoconfiança e independência com arrogância e intransigência; negociar é sempre buscar.

• Persistência

Todo mundo pode conquistar grandes vitórias sendo persistente. O importante é não se abater com as dificuldades: elas fazem parte da vida. Uma criança, quando começa a andar, cai diversas vezes, pode até chorar, mas não desiste. Quando menos se espera, lá vem ela caminhando como se soubesse andar desde que nasceu. A persistência é uma qualidade a ser cultivada. Por isso:

• Não se deixe abater;

• Procure saber como melhorar para ter mais chances da próxima vez;

• A persistência requer inteligência;

• Não confunda persistência com teimosia.

• Comprometimento

Ter comprometimento é uma qualidade de quem leva a sério o que faz. De quem é capaz de sair da zona de conforto em função de algo importante para o seu negócio. Por exemplo, você tem que entregar uma encomenda em uma segunda-feira, sem falta, e isso o obriga a trabalhar domingo - logo naquele domingo, em que o time do seu coração tem um jogo importante. E você trabalha, porque é comprometido!

• Não tenha medo de parecer comprometido com o seu negócio;

• Sem comprometimento, não se criam vínculos;

• Só o empreendedor comprometido alcança suas metas.

O professor Eugenio Mussak, em seu livro Caminhos da Mudança (MUSSAK, 2008), identifica as cinco condições básicas para que ocorra o comprometimento em qualquer tipo de relação:

1. Admiração;
2. Respeito;
3. Confiança;
4. Paixão
5. Intimidade

No seu caso, essas condições misturam-se e indicam que, qualquer que seja a ocupação, é importante gostar do que se faz, confiar nos resultados, conhecer intimamente os detalhes do serviço, ter respeito por suas próprias conquistas e por todas as pessoas com as quais você lida, especialmente por seus clientes.

• Dez características empreendedoras

• Estabelecer metas;
• Buscar oportunidades e ter iniciativa;
• Buscar informações;
• Conquistar parceiros e formar minha rede de contatos;
• Manter a qualidade de meus produtos e serviços e a
eficiência do meu negócio;
• Planejar e checar se esses planos estão sendo realizados;
• Estar comprometido com meus projetos;
• Ser persistente;
• Correr riscos calculados;
• Ser independente e autoconfiante.

Nas décadas de 1950/1960, alguns cientistas estudaram o comportamento empreendedor e perceberam que empresários bem-sucedidos apresentavam certas características de personalidade parecidas, tais como autoconfiança, motivação e iniciativa.

Sugerimos que você pense em cada uma dessas qualidades e tire suas conclusões. Reflita sobre como as praticar em seu empreendimento.

 

 

Desafio do marshmallow ajuda a desenvolver empreendedores.

  Clique aqui para assistir o vídeo!