TAREFA 2 - Fórum sobre Comportamento do Consumidor

TAREFA 2 - Fórum sobre Comportamento do Consumidor

Número de respostas: 25

Nesta tarefa, você deverá descrever a compra de um produto adquirido de modo planejado (por você ou por alguém que você conheça) e que tenha seguido, de forma mais ou menos completa, as etapas do processo de decisão de compra.

buy-g9774fc3ea_640.png

O objetivo é analisar como o comportamento do consumidor se manifesta na práticaidentificando as fases do processo de decisão e os papéis desempenhados por diferentes pessoas durante a compra.

Para isso, você deverá construir um texto que apresente:

1 O produto adquirido (detalhe o tipo de produto, marca, modelo, etc.).

2 Uma descrição detalhada de como aconteceram cada uma das fases/etapas do processo de decisão de compra do consumidorReconhecimento da necessidade; Busca de informações; Avaliação das alternativas; Decisão de compra; Avaliação pós-compra

3 Quais pessoas exerceram os diferentes papéis do consumidor na aquisição do referido produtoIniciador; Influenciador; Decisor; Comprador; Usuário.

Lembre-se de que o objetivo é aplicar os conceitos teóricos vistos em aula para analisar uma situação real de compra. Seja detalhista em sua descrição e procure identificar todos os elementos relevantes para o processo de decisão.

Veja o exemplo de postagem feita pelo professor.

Para postar sua tarefa, clique em "responder" e depois em "avançado".

Em resposta à Primeiro post

Exemplo de postagem - Prof. Alfredo.

por Alfredo Ribeiro Cardenas -

PRODUTO ADQUIRIDO: Terreno para construção de casa na cidade de Tubarão, SC.

ETAPAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA:

1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2024, fui definitivamente transferido do IFSC Gaspar, onde trabalhava antes, para o IFSC Tubarão. Com essa mudança, Paulinha, minha esposa, não viu mais motivos para continuarmos adiando o sonho da casa própria. Queríamos um lugar para construir um lar para nós, nossos dois cachorros e nossa gata, e também para receber nossa família, que nos visita com frequência.

2 Busca de Informações: Iniciamos a busca por informações em sites de imobiliárias da região de Tubarão, buscando terrenos à venda. Também conversamos com amigos e colegas de trabalho, buscando indicações de bairros seguros e com boa infraestrutura. A preocupação com possíveis alagamentos na cidade era grande, então demos prioridade para terrenos em áreas mais altos.
3 Avaliação das Alternativas: Após visitar alguns terrenos, selecionamos três que nos pareceram mais promissores.

Avaliamos os seguintes critérios:
Localização (proximidade do IFSC, onde eu e Paulinha trabalhamos, e facilidade de acesso a outros pontos da cidade).
Tamanho e formato do terreno (para garantir que a casa que planejamos, com espaço para os pets, poderia ser construída).
Preço (verificando se estava dentro do nosso orçamento e se havia boas condições de financiamento).
Altitude (para evitar riscos de alagamento).
Infraestrutura (água, luz, esgoto - sabíamos que a pavimentação da rua não seria possível, mas abrimos mão desse item para garantir os outros).
4 Decisão de Compra: Após muita análise e discussão, decidimos comprar um terreno no bairro São João (Margem Esquerda), em um local alto e a poucos minutos do IFSC. O fator decisivo foi o preço, que era mais acessível do que os terrenos em áreas mais valorizadas, e a altitude, que nos garantia maior segurança em relação a alagamentos.
5 Avaliação Pós-Compra: Estamos satisfeitos com a compra do terreno. Acreditamos que fizemos uma boa escolha, pois o terreno está bem localizado, em uma área segura e com bom potencial de valorização. Agora, começamos a pensar na construção da casa… mas isso é tema para uma outra postagem e uma nova experiência de consumo!

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Paulinha, minha esposa, que após a minha transferência para o IFSC Tubarão, me convenceu de que era hora de realizarmos o sonho da casa própria.
Influenciador: Nossos amigos, que nos alertaram sobre os riscos de alagamento em algumas áreas da cidade e nos recomendaram procurar terrenos em locais mais altos.
Decisor: Eu e Paulinha, que tomamos a decisão final de comprar o terreno após analisar todas as informações e alternativas.
Comprador: Paulinha, que foi responsável por negociar com a imobiliária e assinar o contrato de compra e venda.
Usuário: Eu, Paulinha, os pets, nossos amigos e nossa família, que nos visitam com frequência e poderão desfrutar do nosso futuro lar.

Em resposta à Alfredo Ribeiro Cardenas

Re: Exemplo de postagem - Prof. Alfredo.

por Caroline Vieira -
PRODUTO ADQUIRIDO: Terreno para construção da casa em Laguna, SC.

1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2021, tivemos uma perca gigante na familia e desde la muitas mudançar. Perdemos minha mão e meu padrasto, com isso pegamos a guarda da minha irma mais nova. Estou casada a 16 anos e 3 meses e temos nosso filho de 5 anos. Com tanta mudança e a vista da minha vó pra morar com a gente, resolvemos vir para o paraiso que passavamos as ferias. Pra todos termos a chance de um recomeço, de tamanho e formação da familia, que eramos 3 e viramos 5.

2 Busca de Informações: Iniciamos a busca por informações em sites de imobiliárias da região de Laguna, mais acabamos influenciados pelos moradores locais . Um professor e também corretor que nos ajudou as buscas, foi quem encontrou a melhor solução de terreno e valores. Pois a localização já havia sido decidida que seria aqui por varios motivos, a pratica do esporte do meu marido, lugar seguro e sussegado para criar as crianças e bem tranquilo para vó.

3 Avaliação das Alternativas: Após ja ter decidido diversas coisas a respeito da localidade, a escola para ambos ser muito proxima, o comercio local disponibilizar um bom acesso, a questão de saude ser bem perto .
Tudo fez com que a decisão se torna-se mais facil.

4 Decisão de Compra: Após muitas conversas e visitas no terreno com toda familia pra avaiar as necessidades de cada um. O terreno num lugar lindo, bem localizado e de potencial pra nossos projetos futuros, realizamos a compra.

5 Avaliação Pós-Compra: Estamos satisfeitos com a compra do terreno. Acreditamos que fizemos uma boa escolha, pois o terreno está bem localizado, em uma área segura e com bom potencial de valorização. Já com a construção quase 100% estamos aqui a 3 anos e meio, te fato realizados pela nossa conquista.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Anderson apos todos os acontecimento, teve a ideia de darmos um novo inicia pra nos e para todos os envolvidos.

Influenciador: Nossa familia e amigos, colaboraram em dizer que seria uma boa alternativa, já que nos levaria para novos horizontes e poderia ajudar nas mudanças.

Decisor: Eu e o Anderson após muitas conversas decidimos que seria uma nova face e seria a melhor opção.

Comprador: Eu e o Anderson fomos assinara a escritura e dar inicio na papelada pra tornar as coisas reais.

Usuário: Nossa familia, Vó Lena, Iza, Jay, Anderso e Eu com nosso zoologico de pets, kkk. Com a visita de amigos e familia que estão sempre por perto estamos usufruindo do paraiso.

por Alessandra da Silva Pereira -

PRODUTO ADQUIRIDO: Lote + Casa na cidade de Morro da Fumaça - SC

Reconhecimento da Necessidade: No final de 2015,meu esposo e eu decidimos vim morar no estado de SC.Gostamos da cidade de Morro da Fumaça e aqui residimos por ser um lugar calmo e ficar perto das pessoas que conheciamos.

2° Busca de informações: O sonho da casa própria veio depois de muitas mudanças, entre elas a chegada da nossa filha e escassez em conseguir casas alugadas com o valor que coubesse nas nossas condições financeira. Onde fomos procurar valores de lote + casa com condições de financiamento em lugares proximo a natureza e assim começamos a visitar  imobiliarias da cidade,sem sucesso,pois não encaixava em nosso orçamento.

3° Avaliação das Alternativas: Por indicações de amigos que tinham comprado com corretor de confiança, ele nos mostrou 3 lotes na cidade,mais de cara já amamos o último que foi nos apresentado.                                                                                                                                                                                    Avaliamos os seguintes critérios: Dos 3 lotes que visitamos , o último amamos pela localização,perto da igreja,posto de saúde.O tamanho proporcional, pois não queriamos um lote grande ,tanto que o nosso é desmenbrado o que também garantiu um preço melhor dentro das nossas condições.                                                                                                                                                                                                             4° Decisão de Compra: Avaliamos os valores, fizemos simulações e assim decidimos comprar o lote que ja tinha ganhado nossos corações.

5° Avaliação Pós-Compra: Demos início a compra antes da pandemia. Tivemos um tempo grande de espera, devido a falta de mão-de-obra, preços dos materiais de construções que aumentava e a paralização de muitos orgãos.Foi uma espera de 3 anos até chegarmos ao fim das obras.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Meu esposo e eu que amamos de cara o lugar e aos condições.
Influenciador: Amigos e família pelo apoio e oração, pois sabiam da nossa angústia (com a chagada da pamdemia) e o tempo que esperamos com paciência.
Decisor: Eu, que permaneci firme,pois meu esposo muitas vezes queria desistir pelo tempo de espera.
Comprador: Somos casados e usamos nosso fundo de garantia para compramos juntos.
Usuário: Usufruímos desse sonho em 3 ( EU,MEU ESPOSO E NOSSA FILHA DE 5 ANOS)

Em resposta à Alessandra da Silva Pereira

por Jean Lessa da Silva -
PRODUTO ADQUIRIDO: Veículo HB20 1.0

1 Reconhecimento da Necessidade: Desde que comprei meu ultimo carro (um carro mais velho e mais popular) vim gastando muito com mecanica e chapeação. Então ha umas duas semanas atrás gastei um pouco mais de 3.000 para arrumar um defeito no carro, então coloquei na ponta do lápis e em 3 anos eu gastei em torno de 15.000,00 só arrumando, o que daria para pagar uma boa entrada em outro melhor. então vi necessidade na compra de um outro carro.

2 Busca de Informações: Antes de fazer a compra fiz algumas pesquisas, na internet e in loco, procurando também uma revenda que comprasse meu carro com um valor agradável.

3 Avaliação das Alternativas: Então depois de 1 semana pesquisando carros e outras revendas, chegou aqui numa revenda perto de casa um carro que tive boas indicações e também o dono da revenda amigo meu. Então avaliei: um carro que não dará tanta manutenção, revenda de confiança, e que pagou bem no meu carro na troca.

4 Decisão de Compra: Escolhi então o HB20 por dar aquilo que promete e também dar segurança e conforto, Escolhi na revenda perto de casa porque me ofereceu alguns beneficios como: seguro do carro ja pronto, transferencia e IPVA 2025 pago, garantia de 3 meses e assistencia.

5 Avaliação Pós-Compra: Estou bem contente com o carro, oferece o que promete. Principalmente conforto e segurança.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu mesmo quando vi a necessidade da compra.

Influenciador: Meu namorado.

Decisor: Eu e meu namorado.

Comprador: Eu mesmo que comprei.

Usuário: Eu e meu namorado.

Re: Tarefa 2 - Fórum sobre comportamento do Consumidor.

por Luiz Fernando da Silva -
PRODUTO ADQUIRIDO: Tablet Sansung Galaxy Tab S9 FE 5G.

1 Reconhecimento da Necessidade: Final de 2024 comprei um Tablet Sansung Galaxy para meu filho, pois tinha necessidade de um aparelho que facilita se seu uso diário pra estudo e outros...

2 Busca de Informações: Antes de fazer a compra, comecei a fazer pesquisas em sites de lojas e lojas físicas, para ver se encontrava um melhor custo benefícios.

3 Avaliação das Alternativas: Após uma semana fazendo pesquisas e orçamentos , encontrei algumas alternativas relevantes para poder escolher onde comprar. Avaliamos os seguintes critérios: Ficamos entre as marcas Sansung, Lenovo, Vaio, priorizando os valores, funcionalidade e garantia.

4 Decisão de Compra: Escolhemos o aparelho da Sansung e resolvemos comprar aqui mesmo na loja autorizada no Farol Shopping, a mesma nos passou mais confiança e garantia.

5 Avaliação Pós-Compra: Meu filho está super contente com seu Tablet, o dispositivo atendeu 100% suas expectativas.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Meu filho que iniciou as conversas dizendo que seu aparelho celular estava ruim para fazer pesquisas e comentou sobre o Tablet.

Influenciador: Meu Filho.

Decisor: Eu e meu filho.

Comprador: Eu mesmo que comprei.

Usuário: Meu filho usa diariamente para fazer pesquisas voltadas para estudo e navegar na internet.

por MIRELA ALMEIDA DOS SANTOS -
PRODUTO ADQUIRIDO: Notebook Acer Aspire 3 8GB SSD 256GB Windows 11- Prata

1. Reconhecimento da Necessidade: Quando vi que tinha conseguido uma vaga para Processos Gerenciais no IFSC logo pensei que iria precisar de um notebook para facilitar nos trabalhos e tarefas.

2. Busca por informações: De começo eu comecei a olhar em sites, mas vi que os preços estavam lá em cima então resolvi olhar nas lojas físicas mesmo.

3. Avaliação das alternativas: Em uma loja em que passamos tinha um notebook da marca que eu estava em mente e ainda estava na promoção então meu pai já queria levar pois estava com pressa mas eu ainda queria olhar em outras lojas pois o que estava em promoção não era da cor que eu queria, então fomos em outra loja e lá achei um perfeito que era da cor que eu queria porém de uma marca melhor e mais caro.

4. Decisão de compra: Depois de pensar bastante, meu pai decidiu que iria levar o que eu queria que era o mais caro porém ele era bom e além de servir para os estudos ainda dava pra baixar alguns jogos.

5. Avaliação pós compra: Estou muito feliz com ele, ele não trava nem com jogos pesados e muitos menos para fazer trabalhos, ele é perfeito e está me ajudando muito, agradeço muito a meu pai por tê-lo comprado para mim pois ainda não estou trabalhando.

PAPÉIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu mesma, pois vi que eu estava precisando de uma ferramenta melhor para os estudos.

Influenciador: Meu pai, que me ajudou a escolher a melhor opção para mim.

Decisor: Meu pai, pois ele que iria pagar porém mesmo pagando deixou eu escolher o modelo e cor que eu queria.

Usuário: Eu, amigos e família que também podem usar.

por Luciana de Medeiros -
O produto adquirido: Um apartamento na cidade de Tubarão, SC. Da Daniela e Michel (casal de amigos).

1.Reconhecimento da Necessidade: Em 2012 Daniela e Michel decidiram comprar um apartamento em Tubarão, mas eles, não tinham muitas condições ela trabalhava em uma empresa, que não oferecia uma remuneração muito boa, e a empresa dele na época era um pouco melhor. Mas precisavam comprar uma casa para morar, pois estavam com um filho de 1 ano, e queriam ter uma casa própria, dando mais segurança para a família.
2.Busca de Informações: Ela começou a fazer a procura de apartamentos em imobiliárias, mas tudo estava muito difícil pois os valores não batiam com a realidade deles, acabou então, deixando de lado. Um dia passeando pelo Centro Comercial de Tubarão havia a sede de uma construtora nesse local, Eraldo Construções. Então, despertou novamente o interesse em retornar a procurar.
3.Avaliação das Alternativas: Após visualizar a maquete do residencial que foi montada na sede da Eraldo Construções (Jardim Europa Residence). Logo ela se interessou e um vendedor veio atendê-la, e apresentar os modelos, valores, condições de compra e quando mostrou o apartamento modelo que montaram no local eles se apaixonaram. Avaliaram os seguintes critérios: Valores dos apartamentos de dois e três quartos, localização que mesmo sendo modalidade Minha Casa Minha Vida era excelente (região central e próximo a casa dos pais do de seu marido e da mãe dela).
4.Decisão de Compra: Após muita análise e discussão, decidiram comprar um apartamento de três quartos, para ter mais espaço e acomodar sua família. O fator decisivo foi o preço, a localização, e as condições de pagamento que estavam dentro da renda famíliar deles.
5.Avaliação Pós-Compra: Ficaram muito satisfeitos com a compra. E ansiosos para o dia que se mudariam, pois estava em fase de contrução e a entrega estava prevista para 2014. E como a construtora era muito correta eles mudaram para a casa nova em fevereiro de 2014. Foram muito felizes nesse apartamento, com sua família e amigos. O mesmo lhes proporcionou uma valorização muito boa, onde acabaram vendendo em 2024 e adquirindo outro apartamento em Blumenau… mas isso é tema para uma outra postagem e uma nova experiência de consumo!

PAPEIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Daniela, que após ver a maquete e o apartamento decorado, não sossegou até levar ao Michel para ver, e convencer ele que era hora de realizar o sonho da casa própria.
Influenciador: Mãe dela que lhes apoiou muito para correr atrás e comprar. A madrinha do Michel e uma amiga da família que acabou nos emprestando um valor para realizar a entrada e depois pagaram tudo corretamente.
Decisor: Daniela e Michel, que tomaram a decisão final de comprar o apartamento de três quartos, após analisar todas as informações e alternativas.
Comprador: Daniela e o Michel, que negociaram com a construtora e imobiliária, para assinar o contrato de compra e venda.
Usuário: Daniela, Michel, filho (João Vitor), família e amigos, que visitam com frequência e desfrutaram de seu lar.

por Mariana Kelly Soares Serra -
PRODUTO ADIQUIRIDO: carro de modelo Gol, ano 2017.

1. Reconhecimento da Necessidade:
No ano de 2021, me mudei de São Luís/MA para Braço do Norte/SC em busca de melhores oportunidades profissionais. Consegui um emprego a 3,5 km de casa e, por ser recém-chegada, ainda não possuía nenhum bem. Após cerca de cinco meses, surgiu a necessidade de adquirir um veículo, pois, embora meu marido já tivesse uma moto, nossos horários de trabalho não coincidiam, o que impedia que ele me levasse ao serviço. Com isso, eu precisava caminhar cerca de 7 km diariamente. Além de em dias de mercado carregar sacolas de mercado na moto e sair de casa em dias de chuva intensa, era complicado.

2. Busca de Informações:
Analisamos nossa situação financeira e estabelecemos um valor máximo para as parcelas de um carro. Alguns colegas nos alertaram sobre concessionárias com má reputação. Iniciamos uma busca por opções que atendessem tanto às nossas necessidades quanto ao orçamento disponível, levando em consideração também o estado físico dos veículos.

3. Avaliação das Alternativas:
Visitamos diversas concessionárias, mas inicialmente nada nos agradou. Pouco tempo depois, uma das lojas que havíamos visitado recebeu um novo veículo em estoque que nos chamou a atenção.

- Fabricante (demos preferência às marcas com as quais já havíamos tido contato, conhecidas por sua mecânica robusta e confiável)

- Economia de combustível

- Preço compatível com o orçamento

- Ano de fabricação (procuramos por um modelo mais atual, que não estivesse tão defasado)

4. Decisão de Compra:
Após verificar as condições de preço, integridade do veículo e parte mecânica, constatamos que o carro atendia a todos os nossos critérios. Assim, decidimos concretizar a compra.

5. Avaliação Pós-Compra:
Estamos muito satisfeitos com a aquisição, especialmente eu, que sou quem mais utiliza o carro no dia a dia. Entre os pontos que mais me agradaram estão a economia (consumo de apenas um tanque por mês) e a baixa necessidade de manutenção.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: meu marido, por se sentir insatisfeito, me incitou para comprarmos um carro.

Influenciador: meu marido, por já ter experiência e conhecimento de alguns carros sabia o que deveríamos ou não procurar.

Decisor: Meu marido e eu decidimos, após todas as análises, comprar um Gol 2017.

Comprador: meu marido, que foi responsável por negociar com a concessionária e assinar o contrato de compra e venda.

Usuário: Eu, meu marido e nossos pets.

Re: TAREFA 2 - Fórum sobre Comportamento do Consumidor

por Marcelo Spindola Goulart -

Recentemente, minha irmã comprou um notebook Dell Inspiron 15 3000, com processador Intel Core i5, 8GB de RAM e SSD de 256GB, para uso pessoal e estudos. Essa compra foi feita de forma planejada e seguiu todas as etapas do processo de decisão do consumidor.

• Produto: Notebook

• Marca: Dell

• Modelo: Inspiron 15 3000

• Especificações: Intel Core i5, 8GB RAM, 256GB SSD, Tela 15.6", Windows 11

a) Reconhecimento da necessidade:
Ela percebeu que seu notebook antigo estava lento e não suportava mais os programas que precisava para a faculdade e atividades do dia a dia. A

b) Busca de informações:
Começou a pesquisar online sobre marcas confiáveis, modelos com bom custo-benefício e as especificações recomendadas para o uso dela. 

c) Avaliação das alternativas:
Comparou notebooks das marcas Lenovo, Acer e Dell, levando em conta preço, desempenho, assistência técnica e avaliações de outros consumidores. A Dell se destacou pela confiabilidade da marca e pela garantia estendida.

d) Decisão de compra:
Depois de alguns dias comparando, ela decidiu comprar o modelo da Dell em uma promoção no site oficial da marca, aproveitando desconto à vista e frete grátis.

e) Avaliação pós-compra:
Ela ficou muito satisfeita com o desempenho do notebook. Ele atendeu totalmente às expectativas e facilitou bastante os estudos e o uso diário. Até recomendou o mesmo modelo para colegas da faculdade.

• Iniciador: Ela mesma, ao perceber que precisava de um notebook novo.

• Influenciador: Eu (irmão), que indiquei alguns modelos e ajudei na comparação técnica.

• Decisor: Ela, pois escolheu a marca e o modelo final.

• Comprador: Também foi ela, que realizou o pagamento online.

• Usuário: Ela mesma, para estudos, navegação e atividades pessoais.

por CARINA CRUZ SANTIAGO DOS SANTOS -
PRODUTO ADQUIRIDO: Carro Citroen C3

1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2023, começei a trabalhar na empresa pagbank, como executiva de vendas externas. Meu trabalho era 100% na estrada visitando clientes. Como a empresa não disponibiliza veículo, eu coloca o meu na estrada que na época era um Peugeot 307, e o tempo foi passando, meu carro foi se acabando. Gastei 7 mil reais em manutenção e nada ficava bom.
Foi quando me dei conta que eu precisa trocar de carro. Então coloquei o meu para vender no marketplace, apareceu um comprador vendi e fui atrás de pesquisar um carro com poder aquisitivo acessível e que a manutenção não fosse tão cara. Foi onde a minha tia me chamou e disse que estava vendendo o seu carro, que era o Citroen c3. Então ela me dês uma proposta onde eu daria um valor x de entrada e parcelaria o resto sem juros. Então nesse momento eu aceitei a proposta e fechamos negócio.

2 Busca de Informações: Iniciei a busca por informações no marketplace Facebook da região de Capivari, buscando carros com valores mais em conta. Também conversei com amigos e colegas de trabalho, buscando indicações.

3 Avaliação das Alternativas: Avaliei carros com a manutenção mais em conta. Pois iria usar para trabalhar, então teria que ser um carro forte.

Avaliei os seguintes critérios:
O valor que eu iria investir em um carro para trabalhar.
Manutenção barata.
Conforto com ar condicionado e direção hidráulica.

4 Decisão de Compra: Após analisar, decidir comprar o carro de uma parente me passou mais confiança e credibilidade. Pois eu já conhecia o veículo e a sua procedência.
Em relação a negociação ficou acessível a forma da entrada e do parcelamento e por ser um carro completo.

5 Avaliação Pós-Compra: Estou muito satisfeita com a compra do carro. Acredito que fiz uma boa escolha, pois o carro é muito econômico, confortável, manutenção barata, tudo que eu estava procurando.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: eu mesma, verifiquei a necessidade de trocar.
Influenciador: minha tia por fazer a proposta.
Decisor: Eu, após analisar todas as informações e alternativas.

Comprador: Eu, que fui a responsável por negociar com a minha tia.
Usuário: Eu, minha família e os meus pets que estão desfrutando dessa nova conquista.

por Bianca Fragnani Dionisio -
PRODUTO ADQUIRIDO: Iphone XR
1 Reconhecimento da Necessidade: Em dezembro de 2019, meu atual telefone da época um iphone 5s, estava com a tela deteriorada após ter caído do bolso do meu moletom. Com o passar do tempo, ficou inviável eu o utilizar, pois foi soltando parte da tela, até que em um momento ele simplesmente não ligava mais.
2 Busca de Informações: Como eu já o tinha a bastante tempo, queria algum telefone que continuasse sendo da mesma marca, com custo beneficio bom e que conseguisse compra-lo sem comprometer tanto salário. Comecei as buscas pelos sites de lojas que tenho confiança, como a Magalu ( Magazine Luiza), a onde consegui achar por um preço bacana e com um bom desconto.
3 Avaliação das Alternativas: Após tem visto alguns modelo, procurei um que atendesse alguns do requisitos que era.
Continuar com a mesma marca: objetivo alcançado.
Com um bom espaço de armazenamento: objetivo alcançado.
Que tivesse uma câmera com uma boa qualidade: objetivo alcançado.
Que não comprometesse todo meu salário da época: objetivo alcançado.
4 Decisão de Compra: Após muita análise sobre o produto (vi alguns bons review na internet) e alguns conselhos da minha mão, sobre como fazer o pagamento. Fui até a loja para efetuar a compra.
5 Avaliação Pós-Compra: Quase 5 anos se passaram e eu continuo com o celular que comprei inicio de 2020, sigo muito satisfeita com a compra, pois atendeu todo meus pré- requisitos e mesmo depois de muito tempo continua suprindo minhas necessidades.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Eu, após tem deixado cair meu antigo telefone e o mesmo ter deixado de funcionar.
Influenciador: Review na internet, mostrando qualidades sobre o produto.
Decisor: Eu e minha mãe, que tomamos a decisão final, após analisar todas as informações e alternativas.
Comprador: Eu, fui responsável tanto pela entrada quanto pelo parcelamento da época.
Usuário: Apenas eu.

por henrique vicente braga -
PRODUTO ADQUIRIDO: Moto Honda Biz

1. Reconhecimento da Necessidade: Com o tempo cada vez mais escasso e com a necessidade de deslocamento interurbano, a necessidade de ter um veículo ágil e econômico para se deslocar é imprescindível. Como já vinha há tempos procurando uma oportunidade e segurança financeira para tal compra, após me estabilizar financeiramente e conseguir um bom montante para entrada, fiz a compra.

2. Busca de Informações: No primeiro momento, fui aos sites oficiais da Honda e comparei com concorrentes como a Yamaha. Os preços das motos novas são semelhantes e os benefícios de uma nova são gritantes. Devido a não conhecer os donos, não saberia se a pessoa teria o mesmo cuidado que eu teria. Isso poderia prejudicar a moto e eu ser enganado.

3. Avaliação das Alternativas: Após consulta com amigos motoqueiros e motoboys da região que utilizam a moto como meio de vida e entendem de moto, decidi comprar uma Biz usada com um terço do valor de uma nova e guardar o dinheiro para comprar uma maior e mais forte em um futuro não muito distante (uma moto mais cara).

3.1 Avaliei os seguintes critérios:
3.1.1 Aparência (a moto estava em boas condições, visualmente falando, e me agradava)
3.1.2 Aspectos técnicos (motor, rodas etc.)
3.1.3 Preço (estava dentro do meu orçamento e não iria me gerar dores de cabeça financeiras em um futuro breve)

4. Decisão de Compra: Após meses "cozinhando" a ideia, comprei a moto usada com um terço do valor da nova. Ela me atende para meu transporte dentro da cidade, e colocando na ponta do lápis, o antigo deslocamento a pé me custava cerca de uma a duas horas por dia. O fator decisivo foi o ganho de tempo e a comodidade que eu estava procurando, por um preço legal.

5. Avaliação Pós-Compra: Satisfeito. Após bom planejamento e análise, acredito que seria difícil me arrepender. Como era um bem importante e primordial, raramente me pego pensando em reclamar da moto.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

1. Iniciador: Eu, Henrique, com o dinheiro em mãos e bom tempo pensando e planejando.
2. Influenciador: Motoqueiros, que entendiam mais dos benefícios e necessidades quando o assunto é moto, e me orientaram para a compra.
3. Decisor: Eu, que tomei a decisão de comprar usada para início e utilizar o dinheiro para, no longo prazo, melhorar.
4. Comprador: Meu padrinho, que foi responsável por negociar e comprar, pois o horário da revendedora era o mesmo do meu trabalho. Apenas fiz o Pix para a loja.
5. Usuário: Eu, e a família no geral, que, caso precisem, podem me contatar.

por MARIA EDUARDA DA COSTA -
PRODUTO ADQUIRIDO: Motocicleta Scooter

1. Reconhecimento da Necessidade: No ano de 2024 concluí o ensino médio. No ano de 2025 deixei de trabalhar meio período para o período integral (08:00 as 18:00). No mesmo ano, prestei o vestibular para Processos Gerenciais no IFSC, no qual obtive minha aprovação. Nesse meio tempo, me surgiu a necessidade de ter um meio de transporte fácil, econômico e rápido para que eu pudesse sair direto do trabalho para a faculdade, com isso, comecei a buscar as opções mais favoráveis pra mim no momento.

2. Busca de informações: Iniciei a busca através de lojas e sites aqui da região mesmo, verificando modelos, valores e até mesmo as opções de cores. Conversei com colegas que possuem a motocicleta e fui buscando a opção que mais se encaixava no orçamento, e também, onde prestavam uma melhor assistência.

3. Avaliação das alternativas: Após um tempo de busca, fiquei em dúvida entre duas lojas nas quais se encaixavam super no que eu estava procurando. Primeira: ao lado da minha casa com menor preço, porém taxas altíssimas de cartão (o que fazia sair com um preço muito maior do que a outra) era um modelo mais inferior e as cores que tinham na loja também não me agradaram muito.
Segunda: um pouco mais afastado da minha casa, preço um pouco mais alto porém sem taxas da máquina de cartão, modelo superior ao que eu estava vendo na outra loja, motocicleta na cor que eu queria e que possuía muito mais capacidade do que as outras que eu havia orçado.

4. Decisão de compra: Depois de muitas visitas em lojas e pesquisas na internet, finalmente cheguei a uma decisão. Comprei a Scooter de opção 2 que era um modelo superior à primeira que eu havia citado anteriormente. Ela atendia perfeitamente as minhas necessidades de locomoção e se encaixaria muito bem no dia a dia, facilitando a minha locomoção ao trabalho e a faculdade. Além de poder ter escolhido uma cor que me agradou.

5. Avaliação pós compra: Estou muito feliz pela minha conquista! Agora consigo ir para qualquer lugar sem depender dos outros, sem correr o risco de me atrasar, além de ser um meio super econômico.

PAPÉIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Eu mesma, visto que, percebi a minha necessidade de ir para os lugares de forma independente.
Influenciador: Meus pais, que me ajudaram a analisar a melhor opção que sairia quase ao mesmo preço, porém com uma durabilidade muito maior.
Decisor: Eu, visto que, decidi realizar a compra após todas as análises em diferentes lojas.
Comprador: Eu, que entrei em contato com o atendente e fui até lá presencialmente cuidar de toda essa parte de pagamento.
Usuário: Eu, meus amigos e família que podem desfrutar dessa motocicleta para lazer e até mesmo como meio de transporte no dia a dia

por Joana Machado -
PRODUTO ADQUIRIDO: Jaqueta de Couro.

1 Reconhecimento da Necessidade: Sempre tive o sonho de ter uma jaqueta de couro vermelha. No entanto é uma compra um tanto fútil que não estava no topo da minha lista de prioridades enquanto eu não tivesse condições. No final de 2025, no entanto comecei a trabalhar no período integral. Antes toda minha renda era destinada a necessidades básicas. Agora juntando um pouquinho a cada mês consegui juntar o dinheiro nessessário e decidi comprar a jaqueta.
2 Busca de Informações: Como estamos em uma cidade relativamente pequena, o produto com os pré-requisitos que eu gostaria dificilmente seria encontrado em uma loja física. E também não tinha tempo para procurar, considerando meu horário de trabalho. Por isso optei por uma loja online. Por onde fiz toda a minha busca. Em alguns sites diferentes.
3 Avaliação das Alternativas: Decidi primeiramente o site no qual realizaria a compra. O mesmo que eu sempre utilizo. Raramente há algum problema, as peças são de boa qualidade e sempre há diversas avaliações em cada peça, o que ajuda na hora da compra.
Decidido o site passei para as características da jaqueta. Primeiramente pesquisei só o nome e fui adicionando no carrinho aquelas que pareciam se adequar as minhas exigências. Depois de separar elasa grosso modo. Passei elas por uma peneira. As minhas exigências eram:
Cor: Ela tinha que ser vermelha, porém eu não queria um tom aberto. E sim algo que se aproximasse do vinho.
Manga: Eu gostaria de uma jaqueta que as pontas das mangas fossem de tecido, pois quando elas são de couro costumam ficar sobrando, pois seguem um tamanho padrão. E não haveria opção de troca nem de reparo.
Ter bolsos: Por conta do inverno.
Decisão de compra: Havia 3 modelos que preenchiam todos esses requisitos, no entanto o preço das 3 ainda estava alto. Então resolvi esperar. Logo uma delas entrou na promoção e optei pela compra da mesma.
5 Avaliação Pós-Compra: Apesar de todos os problemas na questão da entrega. Estou muito contente com a compra. Era algo que eu queria a muito tempo e finalmente consegui.
PAPÉIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Eu, que havia visto na internet e decidi que queria uma igual.
Influenciador: A internet de modo geral.
Decisor: Eu e minha mãe, pensei muito antes da compra e ela me ajudou na decisão final.
Comprador: Eu, que coloquei o produto no carrinho e realizei o pagamento online
Usuário: Eu (Provalmente minha mãe e minha prima também, que com certeza irão pegar emprestado).

por Hiago Alves de Jesus -

Produto Adquirido: Moveis Planejados para nossa casa.

1 Reconhecimento da Necessidade: No ano de 2020, com a casa própria já finalizada eu e minha esposa Angela nos vimos na necessidade da compra dos moveis para que pudéssemos nos mudar para o nosso tão sonhado lar.

2 Busca de Informações: Inicialmente foi feita uma analise por ambos de como iriamos querer os moveis da casa e o que nosso orçamento nos permitiria sonhar. Após termos uma ideia do que queríamos buscamos informações de amigos que tinham casado recentemente e alguns ate nos convidaram para fazermos uma visita e ver como os moveis deles ficaram após a montagem.  

3 Avaliação das Alternativas: Após irmos na casa de amigos para vermos como ficaram seus moveis, escolhemos o que tinham o melhor acabamento em relação ao preço, ou seja, o melhor custo benefício.  

4 Decisão de Compra: Depois de toda pesquisa escolhemos a empresa FG Móveis e Marmoraria, que teve um retorno rápido e por ser próximo da nossa residência facilitou ainda mais o contato. O fator mais importante para nós foi flexibilização do pagamento, pois a ideia inicial era apenas o Jogo de cozinha e por fim acabamos fazendo cozinha, banheiro e quarto do casal com moveis planejados.

5 Avaliação Pós-Compra: Estamos super satisfeitos com os nossos moveis, sendo que ainda estão em estado de novo. Foi a melhor escolha possível para nós pois além da flexibilização de pagamento, os moveis ficaram do jeito que imaginamos e com excelente acabamento.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Angela, minha esposa, que após a casa ficar pronta, me convenceu de que era hora de comprarmos os moveis para irmos morar juntos futuramente.

Influenciador: Pais e amigos que nos deram dicas de empresas locais e por meio dessas informações conseguimos o melhor orçamento possível para nós.

Decisor: Eu e Angela, que tomamos a decisão final de comprar os moveis planejados após analisar todas as informações e alternativas.

Comprador: Angela, que foi responsável por negociar com a empresa assinar o contrato de compra dos moveis planejados.

Usuário: Eu, Angela, e nosso pet, nossa família e amigos próximos.

por Milagros Colque Becker -
PRODUTO ADQUIRIDO: GELADEIRA
Tubarão, SC.
1 Reconhecimento da Necessidade: Neste ano de 2025, eu e meu marido vimos a necessidade de comprar uma geladeira para nós. Estávamos com uma geladeira bem velhinha dentro de casa, que já não gelava bem, as borrachas já não eram as mesmas e num dia bem quente de verão ela simplesmente não queria mais funcionar, e nós temos um filho pequeno em casa, então não podíamos ficar sem geladeira para suprir nossas necessidades e conservar nossos alimentos.
2 Busca de Informações: Como nós tínhamos a necessidade de logo ter uma geladeira nova, assim que ficamos sem geladeira, fomos para o comércio atrás de outra. Mesmo pela urgência que foi, nós procuramos preços de uma para a outra, olhamos as que estavam expostas e as que estavam lacradas (pois tinham diferença de preço) e também se já tinham para retirar na hora ou por encomenda. Queríamos levar ela na hora. Então encontramos em uma loja, uma oportunidade boa para nós no momento.
3 Avaliação das Alternativas: Após irmos de loja em loja, nós verificamos preços, avaliamos por fora e por dentro dela, os utensílios que complementavam ela e se já estava na loja para tirar no dia. Avaliamos também qual forma que iriamos pagar ela para levar embora.
4 Decisão de Compra: Depois de avaliar tudo, tomamos a decisão de levar a geladeira, pelo custo-benefício, por poder retirar na hora e pela nossa necessidade.
5 Avaliação Pós-Compra: Ficamos felizes demais pela nossa escolha, estamos gostando bastante da geladeira e o que ela está proporcionando para nós. Acreditamos que foi uma das melhores coisas que fizemos por nós no inicio deste ano.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Eu e meu marido, pois decidimos juntos que precisávamos de uma geleira nova.
Influenciador: A necessidade, a perda de uma geladeira já bem velhinha que nos influenciou a comprar outra.
Decisor: Eu e meu marido, que tomamos a decisão final de comprar a geladeira, após analisar todas as informações e alternativas viáveis no momento.
Comprador: Meu marido, que foi responsável por negociar com a loja e fechar o negócio.
Usuário: Eu, meu marido e nosso filho. Podemos desfrutar de um bem material que utilizamos muito.

por Jennifer Da Silva Oliveira -
PRODUTO ADQUIRIDO: Motocicleta Honda XRE 300 ano 2015

1 Reconhecimento da Necessidade: Eu e meu esposo (Daniel) tínhamos uma Twister 250 ano 2007 há alguns anos, mas ela começou a dar problemas de mecânica, era basicamente todo mês no mecânico para arrumar algo, percebemos então que era o momento de trocarmos de moto.  

2 Busca de Informações: Começamos a pesquisar por motos à venda no facebook e em alguns instagrams de revendas. Meu marido assistiu também alguns vídeos no youtube sobre modelos de motos econômicas e confortável com valor acessível e conversou com alguns familiares que já tinham experiência.

3 Avaliação das Alternativas: Queríamos uma moto com cilindrada maior do que a que tínhamos, mais confortável para fazer viagens mais longas, econômica e com preço acessível ao nosso orçamento.

4 Decisão de Compra: Após muita pesquisa de modelos, filtramos para a XRE 300, e começamos a verificar locais que estavam vendendo mais barato, com quilometragem baixa e boas condições. Até que encontramos uma revenda em Pescaria Brava e realizamos a compra. 

5 Avaliação Pós-Compra: Estamos contentes com a compra, fizemos realmente uma boa escolha alcançou todas as expectativas que esperávamos.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Daniel, meu esposo, que utiliza mais a moto para ir trabalhar observando melhor as necessidades que precisava. 
Influenciador: Meu cunhado que foi quem mais conversou com meu esposo sobre os modelos e quais poderiam suprir aquilo que necessitávamos  
Decisor: Eu por concordar com o valor que pagaríamos e o Daniel por avaliar a moto pessoalmente e ver que estava conforme queríamos.
Comprador: Daniel, que realizou todo processo de compra e transferência. 
Usuário: Eu e o Daniel.
Em resposta à Jennifer Da Silva Oliveira

por Joyce Cruz de Queiroz -
PRODUTO ADQUIRIDO: Apartamento residencial localizado em Manacapuru, interior do Amazonas. O imóvel foi adquirido diretamente com o proprietário, com pagamento parcelado. Era um apartamento compacto, em um bloco tranquilo, com boa vizinhança e boa estrutura básica.

ETAPAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR:

Em 2019, senti a necessidade de conquistar minha independência e sair da casa da minha mãe. A primeira ideia foi procurar um apartamento para alugar, mas surgiu a oportunidade de comprar um imóvel diretamente com o proprietário, com pagamento parcelado. Mesmo ainda pagando as prestações da minha moto, enxerguei nessa proposta uma chance única de investir em algo só meu e construir uma nova etapa da minha vida.

2. Busca de Informações:

Comecei a me informar sobre o processo de compra de imóvel direto com o proprietário, principalmente quanto à parte burocrática e legal. Pesquisei sobre contratos, taxas, escritura e conversei com amigos e conhecidos que já tinham passado por experiências parecidas. Também busquei entender melhor a localização do apartamento e percebi que ficava em uma área tranquila de Manacapuru, com boa vizinhança e acesso a serviços básicos, o que me deixou mais segura quanto à escolha.

Cheguei a considerar opções de aluguel e até outros imóveis à venda na cidade, mas nenhuma delas oferecia as mesmas condições vantajosas — valor acessível, negociação direta, boa localização e tranquilidade no bloco residencial. Analisei também minha capacidade financeira para conciliar as parcelas do apartamento com as da moto, e após ajustar meu orçamento, vi que seria possível arcar com tudo.

4. Decisão de Compra:

Decidi realizar a compra. Mesmo sendo um momento de desafios financeiros, entendi que era uma decisão estratégica e que, no longo prazo, traria mais estabilidade. Negociei diretamente com o proprietário, assinamos um contrato simples e dei início ao pagamento parcelado.

5. Avaliação Pós-Compra:

Foi uma escolha muito positiva. Conquistei minha independência, organizei meu próprio espaço e amadureci muito durante esse período. Após alguns anos, quando decidi mudar de estado em busca de novas oportunidades, vendi o apartamento. Com o valor da venda, consegui comprar meu primeiro carro e financiar minha mudança para Santa Catarina, o que representou um recomeço importante na minha vida pessoal e profissional.

PAPÉIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu mesma, ao perceber a necessidade de sair da casa da minha mãe e conquistar independência.

Influenciadores: Amigos e conhecidos que já tinham comprado imóveis e me deram dicas sobre o processo de compra e cuidados necessários.

Decisor: Eu, ao avaliar as alternativas e decidir investir na compra mesmo com outros compromissos financeiros.

Comprador: Eu, que negociei, fechei o contrato e realizei os pagamentos diretamente ao proprietário.

Usuária: Eu, que vivi no imóvel por alguns anos e, posteriormente, usei o valor da venda para investir em um carro e em uma nova etapa da minha vida em outro estado.

por Rita de Cássia dos Santos Rodrigues -

Produto adquirido: O produto adquirido foi um notebook da marca Dell Vostro x2 i7 Nvidia Gerforce 16BG RAM SSD. O sistema operacional é o Windows 11. A compra foi feita em fevereiro de 2025, através do site da OLX, durante um anúncio de venda usada.

Etapas do processo de decisão de compra:

a) Reconhecimento da necessidade: O reconhecimento da necessidade surgiu quando comecei a fazer faculdade e vi que a melhor opção era ter comigo um notebook para conseguir acompanhar as aulas e fazer os trabalhos propostos.

b) Busca de informações: Iniciei a busca assistindo a vídeos no YouTube com análises de notebooks na faixa de preço que eu pretendia gastar (entre R$ 2.000 e R$ 2.500). Conversei com meu noivo que sabe bastante dessas coisas, e ele me indicou marcas confiáveis e os requisitos mínimos de sistema para meu tipo de uso.

c) Avaliação das alternativas: Comparei modelos de diferentes marcas como Acer, Lenovo e Dell. A Dell se destacou pois no meu trabalho eu tenho um Dell e gosto bastante da qualidade.

d) Decisão de compra: Depois de comparar preços em diferentes sites optei por comprar no site da OLX. A decisão final foi influenciada pelo preço estar de acordo com o que eu pretendia gastar.

e) Avaliação pós-compra: A entrega ocorreu dentro do prazo (5 dias úteis) e o produto chegou bem embalado e em perfeitas condições. Após dois meses de uso vejo que esse notebook me entrega o necessário para o que preciso. A única observação negativa foi a duração da bateria, mas como já comentei, ele me atende muito bem para o que preciso.

Papéis dos participantes no processo de compra:

Iniciador: Eu mesmo, ao perceber que precisava de um notebook para os estudos.
Influenciador: Meu noivo, ao sugerir marcas confiáveis para escolher um notebook. Além, dos videos no youtube que foram assistidos.
Decisor: Eu. Analisei as opções, escolhi o que estava dentro do orçamento e fiz a compra.
Comprador: Eu paguei, mas meu noivo fez a compra pela OLX pois já tinha experiência.
Usuário: Eu sou o principal usuário, utilizando o notebook para os estudos.

por Rhayna Lopes Moreira -

PRODUTO ADQUIRIDO: Compra de um notebook acer aspire 5

1 Reconhecimento da Necessidade: A necessidade foi identifica em 2024 quando iniciei o curso de tec. em administração no ifsc tubarão, notei que era muito necessário a compra de um ou até mesmo um desktop más como tinha um tempo de sobra no serviço não me apeguei muito de comprar naquele momento pois conseguia conciliar os dois.

2 Busca de Informações: então comecei a pesquisar e verificar as opções disponível que se adequava no meu orçamento, conversei com uma colega que recentemente tinha adquirido um.

3 Avaliação das Alternativas: Analisei muito antes até mesmo pensei em arrumar um desktop que tinha em casa porém, não era o meu desejado.

Marca verificar qual melhor e o preço mais acessível.
Tamanho e capacidade Que dentro das opções escolher o melhor.
Preço verificando se estava dentro do meu orçamento.

4 Decisão de Compra: Após muita análise e pesquisa, decidir pelo site pois vi que em lojas os preços eram mais caros e a maioria o processador era intel i3 porém minha preferencia era intel i5.

5 Avaliação Pós-Compra: Estou ainda em analise pois comprei recentemente e não tive o tempo para mexer.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu após identificar a necessidade.
Influenciador: Meu marido e colega.
Decisor: Eu.
Comprador: Eu e meu marido.
Usuário: Eu, Marido.

por Celina Sara Santos Souza -

PRODUTO ADQUIRIDO: Cão Bulldog

1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2022, resolvi mudar de estado com família. Para o emocional do meu netinho não abalasse um pouco, resolvemos adquirir um cachorro para companhia e brincadeiras constante.

2 Busca de informações: Realizamos pesquisas sobre raças, tamanhos, comportamento, cuidados e onde conseguiria comprar.

3 Avaliação das Alternativas: Após realizar pesquisa...alguns pontos foram meditados.
Tamanho vs. espaço disponível
Temperamento e estilo de vida
Custos com alimentação, higiene, vacinas, brinquedos.

4 Decisão de Compra:  Pesquisa em internet e conversas com vendedor e com algumas pessoas que já tinham adquirido a raça...
Decidimos pois, era um ótimo cão de companhia e se apegava bastante aos donos. Ele é um cão bem calmo, adora um carinho e gosta de brincar. Seu temperamento calmo traz latidos raros e uma boa adaptação a apartamentos.

5 Avaliação Pós-Compra: Bastante satisfeitos com a compra, pois meu neto ficou super feliz com novo companheiro dele.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu, após vê a tristeza do netinho a adaptação em outro local.

Influenciador: Meu neto, amor pelos animais.

Decisor: Em conjunto, após refletir sobre os benefícios.

Comprador: O avô.

Usuário: Todos familiares

por ISABELLE CRISTINA MENEZES SOUSA -
ODUTO ADQUIRIDO: Aspirador de pó Philco Power Clean Pas4000V 2 em 1
ETAPAS DO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
A necessidade surgiu em um momento delicado: após eu passar por uma cirurgia, fiquei impossibilitada de realizar as tarefas domésticas, o que fez com que todas as responsabilidades da casa, dos filhos e do trabalho recaíssem sobre meu esposo. Diante disso, percebemos que seria necessário facilitar a rotina de limpeza. A ideia de adquirir um aspirador de pó surgiu por parecer uma solução mais prática e rápida, principalmente em comparação com a vassoura, que exige mais esforço físico e tempo.
2. Busca de Informações:
Começamos a buscar informações sobre modelos que fossem eficientes, leves e fáceis de manusear. Pesquisamos em sites de varejo como Magazine Luiza, Amazon e Americanas, assistimos vídeos no YouTube com avaliações de desempenho e também conversamos com amigos e familiares que já usavam o produto. Procurávamos um modelo que tivesse bom poder de sucção, fosse compacto e prático para o dia a dia.
Consideramos alguns critérios importantes:
• Marca: Demos preferência a marcas confiáveis como Electrolux, Mondial e Philco.
• Tipo: Optamos por um modelo vertical, por ser mais leve e fácil de guardar.
• Funções: Escolhemos um modelo 2 em 1, que permite o uso como aspirador de mão e vertical.
• Preço: Buscamos promoções e condições de pagamento acessíveis.
O da Philco se destacou por ter bom desempenho, ser bivolt, fácil de limpar e com boa avaliação de outros usuários.
4. Decisão de Compra:
A decisão foi feita em conjunto, e optamos por comprar online, pela Amazon, que oferecia um bom preço, frete grátis e entrega rápida. Também aproveitamos uma condição de parcelamento sem juros.
5. Avaliação Pós-Compra:
Após o uso, percebemos que a compra foi extremamente útil. O aspirador facilitou bastante o dia a dia, especialmente para o meu esposo, que conseguiu realizar a limpeza de forma mais rápida e sem tanto esforço. O equipamento tem bom desempenho e alcança bem os cantos e os espaços menores. Hoje, usamos com frequência e consideramos um ótimo investimento para a rotina da casa.
PAPÉIS DO CONSUMIDOR
• Iniciador: Eu, ao perceber a dificuldade do meu esposo em conciliar todas as tarefas e ver que um aspirador poderia ajudar.
• Influenciador: Meu esposo, que também opinou sobre as funcionalidades e avaliou os modelos comigo.
• Decisores: Eu e meu esposo decidimos juntos qual modelo comprar.
• Comprador: Eu, que efetuei a compra pelo site.
• Usuário: Principalmente meu esposo durante minha recuperação, e atualmente ambos usamos no dia a dia.

por Andresa steinhaus Pereira -
Produto Adquirido: Casa de aluguel próximo a IFSC.

Etapas do Processo de decisão:

1Reconhecimento da necessidade: Quando passei para estudar na IFSC, morava temporariamente com minha mãe, e ela mora muito longe do instituto. Sendo assim comecei a gastar muito com gasolina e perder tempo no trânsito, porque era obrigada a ir em casa antes de ir estudar.

2 Busca de informações: Não precisei procurar muito por um lugar, ou pedir informações, porque já sabia onde eu queria morar, por já conhecer o bairro então fui direto ao local que queria e vi se tinha algo disponível e para minha sorte SIM.

3 Decisão de compra: Fatores de decisão, que o preço do aluguel se encaixava dentro do que havia me programado para pagar, era exatamente o lugar que eu queria.

4 Avaliação pós compra: Avaliação está em análise.

Papeis do consumidor:

Iniciador: Eu iniciei.

Influenciador: Eu e me influenciei baseada na necessidade de economizar gasolina, tempo e ganhar mais horas de sono e descanso.

Usuário: Eu, família e conhecidos quando vierem visitar.

por Vanderson de Bittencourt Porfirio -
PRODUTO ADQUIRIDO: Máquina de películas Hidrogel .

ETAPAS DO PROCESSO DA NECESSIDADE: Em junho de 2024, devido ao fechamento de uma loja de vendas e manutenção de celulares próximo a minha loja, e vendo que não tinha mais ninguém próximo que fazia esse tipo de serviço, decidi procurar saber mais sobre a máquina para películas.

BUSCA DE INFORMAÇÕES: iniciei saber mais sobre a máquina, através de sites e redes sociais, depois de alguns dias buscando saber mais sobre valores, modelos, funcionalidades e pessoas que já tinham adquirido o produto.

AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS: Depois de alguns dias buscando informações em vários locais, ainda estava em dúvidas sobre á compra, pois por ter um valor mais elevado, a máquina teria que ser uma compra certeira, para não comprometer outras aquisições para a loja.

DECISÃO DE COMPRA: Diante das alternativas e das pesquisas feitas, decidi fazer a compra de uma máquina plotter de películas para celulares, no site da própria fabricante, pois além de dar uma garantia estendida, oferecem todo o suporte necessário, além de vender os insumos da mesma.

AVALIAÇÃO PÓS COMPRA: Estou super satisfeito com á compra, pois após pouco tempo de uso da máquina consegui pagar o investimento e já estava tendo lucros com ela, satisfeito pois á procura foi além do esperado.

PAPÉIS DO CONSUMIDOR:

Iniciador: Eu, percebendo a demanda e falta do produto aos arredores de meu estabelecimento.

Influenciador: Eu e alguns clientes que necessitavam do serviço prestado.

Decisor: Eu, depois de analisar valores e especificações da máquina em vários locais.

Comprador: Eu, fiz todos os trâmites para a realização da compra.

Usuário: Eu, pois vou fazer a venda e colocação das películas para meus clientes.

por Tarcila Borges Martins -
PRODUTO ADQUIRIDO: Automóvel (Kia Picanto, 2011, manual)

1 Reconhecimento da Necessidade: Em 2020, fui transferida de setor na empresa, passando a trabalhar no bairro Fábio Silva. Para esse bairro não havia uma linha de ônibus saindo de Capivari de Baixo, onde moro, assim, a compra de um carro que já havia sido adiada tantas vezes se tornou obrigatória.
2 Busca de Informações: Busquei em sites de revendas, páginas sociais, OLX e fui presencialmente em algumas revendas da região. Usando como pré requisitos estar na faixa de valor determinada e boas condições mecânicas. Também conversei com familiares e amigos, buscando opiniões sobre bons modelos.

3 Avaliação das Alternativas: Após conhecer os carros disponíveis nas revendas e no site da OLX, escolhi dois modelos: Ford Ka ano 2012 e Kia Picanto ano 2011, ambos vendidos por particular, moradoras de Tubarão e encontradas na OLX.

4 Decisão de Compra: Após levar os carros na mecânica e muito pensar sobre a avaliação dos carros dada pelo mecânico, características dos veículos, valor e forma de pagamento, decidi pelo Kia Picanto, pois em todos os itens de comparação ele foi superior.

5 Avaliação Pós-Compra: Estou feliz com a escolha, ele atende o objeto de transporte para o trabalho e até viagens de média distância. Seu valor de venda, segunda tabela FIPE valorizou e sua manutenção e baixa.

PAPEIS DO CONSUMIDOR:
Iniciador: Eu, pois vi que essa seria a alternativa mais viável para chegar no novo local de trabalho dentro do horário.
Influenciador: Mãe, tio, que acompanhou a ida na mecânica e o mecânico.
Decisor: Eu, que tomei a decisão final de compra após analisar todas as informações e alternativas.
Comprador: Eu, responsável pelo pagamento total.
Usuário: Eu e minha mãe.