Situações negativas nas organizações que afetam o comportamento organizacional X Soluções.

Situações negativas nas organizações que afetam o comportamento organizacional X Soluções.

por Marina Luna de Souza Alves -
Número de respostas: 0

R1:

1. Em uma determinada organização que trabalhei, era prometido assistência e garantia aos clientes e no momento em que esses clientes esperavam que seria possível solicitar tal assistência, não era dado suporte e os colaboradores eram obrigados a “enrolar” o cliente até ele desistir e isso acabou sujando a imagem da empresa e com o tempo começou a refletir no faturamento.
  2. Uma empresa da qual fui colaboradora, só dava oportunidade de crescimento para indivíduos do sexo masculino e era algo muito perceptível, tendo em vista alguns comentários e que toda a liderança eram do sexo masculino. 
  3. Já trabalhei em uma empresa que fez diferenciação salarial entre eu e um colega que era do sexo masculino, ambos exercendo o mesmo cargo e eu acabei descobrindo por um acaso. 

R2 soluções:

1. No primeiro tópico citado pela minha colega Luana, é claro que a empresa da qual ela fez parte não tinha nenhuma estrutura de RH que fizesse essa imediação entre o colaborador e o proprietário, tendo em vista que a proprietário estava sempre presente no local e muito provável que era uma empresa familiar e com vícios muito arcaicos sobre o tratamento com os colaboradores e precisaria de uma reformação na cultura da empresa. 
  2. Uma má gestão, acaba por gerar esse tipo de quadro (acúmulo de funções), tendo em vista que o papel de um gestor dentro de uma organização é saber distribuir as tarefas de maneira eficiente entre a sua equipe. Essa gestão precisaria passar por um treinamento para que pudesse reavaliar sua postura e direcionamento de tarefas dentro da empresa.
  3. O ponto 3, parte de uma empresa com perfil familiar e que não possui um critério profissional e assertivo em relação ao recrutamento e seleção. Prioriza pessoas “conhecidas” e fecha os olhos para certas situações, sem ter o mínimo de empatia com o colaborador para não se indispor com o amigo ou familiar que ocupa um cargo de “confiança” dentro dessa organização. A mudança deveria partir de uma reformulação na cultura dessa empresa e uma tentativa de ressignificar os critérios de recrutamento e seleção.