Curso: 2025.2 - ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE - Turma 01
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- Orientações
Seja bem-vindo(a) à Unidade Curricular de Administração da Qualidade!
Eu sou a professora Dra. Thaisa Rodrigues, e nesta unidade exploraremos os principais conceitos, ferramentas e estratégias relacionadas à gestão da qualidade nas organizações. Você será desafiado(a) a compreender e aplicar práticas que garantam a melhoria contínua dos processos, a satisfação dos clientes e o alcance de resultados organizacionais sustentáveis.
Para iniciar, leia atentamente o Plano de Ensino e o Roteiro de Estudos, disponíveis logo a seguir. Eles guiarão seu aprendizado ao longo da disciplina e detalharão os objetivos, os conteúdos e a forma de avaliação.
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Comunicação
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Roteiro de Estudos
Estudos Atividades Carga Horária Período Orientações Iniciais - Leitura do Plano de Ensino da unidade curricular. Apresentação do Plano de Ensino e introdução à disciplina: Conceitos e princípios da gestão da qualidade. Conceito de controle da Qualidade Total.
4h 07/08 Aulas Presenciais - Histórico de evolução da gestão da qualidade. (12/08)
- Gestão da qualidade e os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. (12/08)
- Métodos, Ferramentas e Técnicas da Qualidade (19/08 a 10/11) Acessibilidade como requisito de qualidade de produtos e serviços
16h 12/08 a 10/11 Aulas EaD - Qualidade e o Papel da Administração da Empresa.(14/08)
- Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos. (14/08)
- Equipes de qualidade e produtividade.(19/08)
- Ambientes de qualidade. (19/08)
- Programas de qualidade e Normas da qualidade. (04/09)
12h 14/08 a 04/09 Avaliação Presencial 1 (Prova)
2h 26/08 Avaliação Presencial 2 (Prova)
2h 03/11 Trabalho de Recuperação 4h 10/11
- Estudo 1 - Escreva aqui um título para este tópico ou módulo
Neste estudo, abordaremos os conceitos fundamentais da gestão da qualidade, incluindo o Controle da Qualidade Total (TQM), e o contexto histórico de sua evolução ao longo do tempo. Além disso, discutiremos como a gestão da qualidade impacta a produtividade nas organizações, explorando métodos, ferramentas e técnicas aplicadas ao aprimoramento contínuo dos processos.
Carga Horária
28 horasPeríodo
07/08 a 10/11Objetivos de Aprendizagem: Ao final dos estudos, você será capaz de:
- Compreender os princípios básicos da gestão da qualidade e sua relevância no contexto organizacional;
- Reconhecer o histórico e as principais fases da evolução da qualidade;
- Relacionar o gerenciamento da qualidade à produtividade e ao desempenho organizacional;
- Identificar e aplicar métodos e ferramentas da qualidade para a solução de problemas e melhoria de processos.
AULA 1 - 07/08 - Apresentação do Plano de Ensino e introdução à disciplina: Conceitos e princípios da gestão da qualidade. Conceito de controle da Qualidade Total.;
AULA 2 - 12/08 - Histórico de evolução da gestão da qualidade. Gestão da qualidade e os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade.
AULA 5 - 21/08 - Ferramentas da Qualidade
AULA 6 - 26/08 - Ferramentas da Qualidade e PROVA 1
AULA 8 - 09/09 - Métodos da Qualidade
AULA 9 - 03/11 - Ferramentas da Qualidade e Prova 2
AULA 10 - 10/11 - Recuperação e Encerramento.
Discussão Aula 09/09 - Acessibilidade Digital na Gestão da Qualidade:
Material Didático Suplementar
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Atividades de Aprendizagem e Avaliação - Realizadas em Sala de aula conforme as propostas apresentadas no Material da Aula.
- Arquivo
- Estudo 2 - Escreva aqui um título para este tópico ou módulo
Neste estudo, exploraremos os principais programas e normas que orientam a gestão da qualidade, como ISO 9001, além de suas diretrizes e desdobramentos práticos nas organizações. Vamos discutir também o papel da administração no fomento da qualidade, a importância de equipes para promover produtividade e como criar ambientes que favoreçam a melhoria contínua. Por fim, serão abordados métodos práticos para aplicar os conceitos de qualidade no dia a dia organizacional.
Carga Horária EaD
12 horasPeríodo
14/08 a 04/09Material Didático
Objetivos de Aprendizagem: Ao final dos estudos, você será capaz de:
- Reconhecer os principais programas e normas de qualidade e sua aplicabilidade no ambiente corporativo;
- Entender o papel estratégico da administração na promoção de uma cultura de qualidade;
- Identificar diretrizes de qualidade e seus desdobramentos para diferentes áreas da empresa;
- Analisar a contribuição de equipes para a produtividade e qualidade organizacional;
- Compreender como criar e manter ambientes que suportem a gestão da qualidade e a melhoria contínua;
- Aplicar métodos da qualidade de forma prática e contextualizada.
AULA 3 - 14/08 - Evolução do Conceito Qualidade e suas Eras. Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos. (EaD) Qualidade e o Papel da Administração da Empresa. (EaD)
Orientações:
1.Estudar o Ebook 1 - Eras da Qualidade
2.Estudar o Ebook 2: Diretrizes da Qualidade: Estratégias para Excelência e Competitividade nas Organizações
3.Responder as questões da aula 3, no caderno, letra legível, formato manuscrito e enviar fotosAULA 4 - 19/08 - Equipes de qualidade e produtividade. (EaD) Ambientes de qualidade. (EaD)
Orientações sobre a Aula 4 19/08:
1.Ler o Ebook 3 - Gestão da Qualidade e Produtividade em Ambientes Colaborativos
2.Participar do Fórum Aula 4 EaD 19/08 Reflexão sobre Ambientes de Trabalho, Gestão de Equipes e Alinhamento de ObjetivosVídeo 1 -
O que é KAIZEN - Como aplicar no seu trabalho a filosofia de melhoria contínua Vídeo 2 -
KAIZEN: COMO FORTALECER O COMPROMETIMENTO DA EQUIPE? Vídeo 3 -
O Segredo dos Melhores Times do Google Vídeo 4 -
Google Cultura e Clima Organizacional RESUMO AULA 7 - 04/09 - Programas de qualidade e Normas da qualidade. . (EaD)
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
- Encerramento
Nesta unidade, você estudou os conceitos e princípios fundamentais da gestão da qualidade, o histórico de sua evolução, os efeitos do gerenciamento da qualidade sobre a produtividade, os programas e normas aplicáveis, bem como métodos, ferramentas e diretrizes que sustentam a qualidade nas organizações. Também exploramos o papel da administração, o impacto das equipes e como criar ambientes que favoreçam a melhoria contínua.
Esses conhecimentos são importantes para sua atuação profissional, pois a gestão da qualidade é essencial para garantir a eficiência dos processos, a satisfação dos clientes e a sustentabilidade organizacional em um mercado cada vez mais competitivo. Tenha em mente que a aprendizagem não para por aqui: continue pesquisando, refletindo e aplicando os conceitos no seu contexto profissional.
Para saber mais sobre o tema, você pode acessar conteúdos adicionais como:
- Livros como Gestão da Qualidade Total de Vicente Falconi ou Controle Estatístico da Qualidade de Montgomery;
- Normas ISO e guias disponíveis no site da ABNT (www.abnt.org.br);
- Palestras e vídeos educativos em plataformas como YouTube ou TED Talks relacionados à gestão da qualidade.
- Blog da Qualidade e Qualicast: https://blogdaqualidade.com.br/
Por fim, reforço que é muito importante que você avalie esta unidade curricular. Clique nos links disponíveis e dê seu feedback. Sua opinião é essencial para reconhecermos os acertos e identificarmos oportunidades de melhoria.
Sucesso em sua jornada e até a próxima!
Avaliando a unidade curricular
No encerramento de todas as unidades curriculares deste curso, será solicitado que você responda sobre como foi seu processo de ensino e aprendizagem. A avaliação será realizada por meio de uma enquete de respostas anônimas (com questões específicas) e um fórum aberto (no qual você poderá registrar a sua opinião sobre todo e qualquer aspecto da unidade curricular). Sua participação é essencial para que possamos aperfeiçoar nossas próximas ofertas! Não deixe de participar!